Papo de Redação 26/03/2019

Você ainda possui 2 notícias no acesso gratuito. Efetue login ou assine para acesso completo.

CANTO MOLEQUE 1
O TP há muito vinha alertando a perda de essência do Canto Moleque. Perdeu tanto, que por dois anos (2016 e 2017) foi interrompido em sua série histórica anual desde 1994, quando foi lançado. Mas talvez essa parada tenha sido fundamental para a reflexão. Retomado no ano pas­sado – inclusive em sua data original, que é o aniversário do município, este ano, o festival teve sua redenção e a 23ª edição é um divisor de águas na história do evento.

CANTO MOLEQUE 2
A compreensão política do prefeito Adriano dos Santos aliada à sensibilidade prática da primeira-dama Adriana Langort, do secretário de Cultura, Sérgio Marques e sua equipe, foram a fundo e resgataram a alma do festival que há 25 anos foi realizado pela primeira vez no Clube da Residencial com cinco pequenos cantores candiotenses.

CANTO MOLEQUE 3
O resgate e o garimpo foi tão bem feito, que para exemplificar, foi buscado uma jóia escondida na zona rural do município, há cerca de 40km da sede e que não precisou de muita lapidação para brilhar intensamente já na primeira aparição no palco do Canto Moleque. Natali Bordignom, de apenas 12 anos, representa toda essa essência que havia se perdido ao longo dos anos. Na foto, um grupo de crianças da cidade faz torcida organizada. Agora sim é possível bradar ‘Vida longa ao Canto Moleque!’.

CANTO MOLEQUE 4
Para 2020 vêm mais novidades e o aprofundamento do projeto Canto Moleque na Escola. O município de Hulha Negra já demonstrou interesse em levar a iniciativa, sendo que uma das metas é também espraiar a ideia pela região, pois na edição deste ano, apenas Bagé, afora Candiota, teve representantes no palco do maior festival deste estilo no Rio Grande do Sul.

CANTO MOLEQUE 5
Novamente a organização apostou no casal can­diotense Márcio Vieira e Lia Becker para a apresentação do festival e mais uma vez acertou em cheio. O cerimonial deles coroa o espírito que esteve presente nos três dias no ginásio de Candiota, qual seja, do festival ter sido retomado para as mãos do povo candiotense.

CANTO MOLEQUE 6
Outra iniciativa reconstituída em 2019 foi a da TV Canto Moleque. A premiadíssima declamadora candiotense e assessora da Secretaria de Cultura, Júlia Azambuja, con­duziu com brilhantismo as entradas ao vivo da ‘emissora’.

CANTO MOLEQUE 7
Enfatizando ainda mais a retomada da essência, um grupo de músicos nascidos e premiados pelo Canto Moleque se reuniu e fez um show na noite de domingo.

CANTO MOLEQUE 8
É preciso deixar claro que aqui não se está critican­do o que vinha sendo feito ao longo dos anos em termos de Canto Moleque. Contudo, caso não houvesse essa determi­nação de mudança, não se tinha dúvidas que o festival iria se perder. Como dito, a partir de agora se abre uma nova história e se prolonga sem tamanho a existência da iniciativa.

CANTO MOLEQUE 9
Uma situação recorrente do Canto Moleque é o fato de no último dia, que é um domingo, terminar de madrugada. De difícil solução, a organização precisa achar uma maneira de o festival encerrar no máximo a meia-noite por dois mo­tivos bem básicos: o primeiro é que se trata de um evento feito basicamemte por crianças e adolescentes e o segundo, que no outro dia é segunda-feira. A dica é começar ainda de tarde, afinal é um Canto Moleque.

CANTO MOLEQUE 10
Os sindicatos de Candiota realizaram durante todo o festival, uma ação de coleta de assinaturas para o abaixo­-assinado contrário ao projeto do governador Eduardo Leite (PSDB), que tramita na Assembleia Legislativa, que pede a retirada do plebiscito para a venda da CEEE, CRM e Sulgás.

CTG SENTINELA DE PEDRAS ALTAS 1
Uma reunião entre o prefeito Bebeto Perdomo, secretários municipais e representantes da nova patrona­gem do CTG Sentinela de Pedras Altas teve por finalidade firmar apoio a esta importante entidade. A união e apoio à comunidade é uma marca da atual gestão, que visa incen­tivar o trabalho e desenvolvimento do município, engajando a comunidade e tornando-a importante no processo. No encontro, o Executivo firmou apoio para a organização do primeiro rodeio em comemoração ao aniversário do CTG, que ocorrerá no feriado de Páscoa, em abril.

CTG SENTINELA DE PEDRAS ALTAS 2
Também ficou acertado que será encaminhado ao Legislativo um projeto de Lei para incluir o aniversário do CTG Sentinela de Pedras Altas no calendário de eventos do município. Uma reunião já está agendada com o pre­sidente da Câmara de Vereadores, José Volnei. “Temos a expectativa de que, através da união, este será um grande evento do nosso município de Pedras Altas, por isso a administração, neste sentido, estará colaborando para a realização da festa. Estamos sempre procurando, dentro da medida do possível, contribuir com o nosso CTG que tão bem representa o nosso município”, comentou o prefeito Bebeto.

SANEAMENTO EM HULHA NEGRA
A Prefeitura de Hulha Negra, através da Secretaria de Obras, Serviços Públicos e Trânsito, iniciou as obras de saneamento e manutenção de ruas no bairro Floresta. Mais de 300 metros de tubulação estão sendo colocados na construção da rede de esgoto. Além de alargar a via será colocado material da jazida e brita graduada.

 

Comentários do Facebook