Papo de Redação – 10/01/2020

Você ainda possui 2 notícias no acesso gratuito. Efetue login ou assine para acesso completo.

EM ANO ELEITORAL
Se vê críticas aqui e acolá sobre inaugurar obras em ano eleito­ral. As condenações são oportunas caso o gestor não tenha inaugurado nenhuma obra durante os outros três anos e assim mesmo é preciso ponderar. O que é passível de crítica e de tal modo se não tiverem re­cursos alocados, é deixar obra inacabada, inaugurar pedra fundamental ou placa. Se entregou o serviço ou a obra à comunidade não importa quando, o importante é que a concluiu.

WAGNER LOPES EM CANDIOTA 1
O ex-sindicalista e que liderou o Movimento Pró-Carvão, além de ter sido incansável na luta pela manutenção da Companhia Riograndense de Mineração (CRM) como empresa pública, Wagner Pinto (foto), se filiou recentemente ao Partido Democrático Trabalhista (PDT). Em conversa esta semana com a coluna, o ex-presidente do Sindicato dos Mineiros de Candiota, afirmou que está à disposição do partido e da comunidade de Candiota para uma eventual candidatura à vereança. “Os ataques aos direitos dos trabalhadores e de retirada de conquistas históricas, especialmente do povo mais pobre, me indignam e me movem a seguir lutando, quem sabe em outra frente, que é a Câmara de Vereadores. Eu tenho lado e é a esquerda. Estou à disposição se o PDT me quiser como candidato. Sei que é uma eleição difícil, pois a concorrência é alta, mas estou bem disposto”, afirmou.

WAGNER LOPES EM CANDIOTA 2
Falando em luta, Wagner, que se aposentou há cerca de dois anos da CRM, recentemente enfrentou outra batalha, desta vez em re­lação a sua saúde. Essa peleja, mais uma em sua vida, também já está praticamente vencida.

ÊNIO TAVARES EM CANDIOTA
Na última segunda-feira (6), além de Adriano Revelante (MDB), assumiu uma cadeira no Legislativo o quarto suplente do PT, Ênio Tavares. O agricultor e evangelizador assumiu na vaga do titular Fabiano Oswald, que a partir de agora será o secretário Geral de Governo.

VELOCROSS EM CANDIOTA
Está marcado para o domingo (12) a grande final do Citadino de Motocross, a partir das 9h, na pista da Vila Operária, em Candiota. De acordo com a Associação Candiotense de Motos OFF Roaders e Grupo Revolution, que organizam o evento, está confirmada a participação de mais de 100 pilotos da região e do Uruguai e a etapa é com pontuação dupla. No final, será sorteada uma suspensão entre os pilotos que participaram de todas as etapas. O evento conta com a supervisão da Federação Gaúcha de Motociclismo (FGM) e da Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM). A Prefeitura de Candiota e diversos comércios locais estão apoiando a realização do campeonato.

POLÊMICA EM PINHEIRO 1
O Projeto de Lei Complementar que altera e consolida a Le­gislação Municipal relativa ao Imposto Sobre Serviços (ISS) ainda gera polêmica na Câmara de Vereadores de Pinheiro Machado. Apesar de diversos esclarecimentos por parte do governo e da base aliada, refor­çando que só precisaria pagar os tributos aquele autônomo que optar pela regularização, a oposição teme pela categoria que, segundo eles, pode estar sendo enganada. Conforme citou Fabrício Costa (PSB), a Prefeitura não vai poder se omitir em casos de denúncias, por exemplo. “Como o governo vai fazer se receber uma denúncia que alguém está trabalhando sem pagar o ISSQN, já que agora afirmam que só pagarão aqueles que “querem sair da informalidade”?”, questiona.

POLÊMICA EM PINHEIRO 2
Para Ronaldo Madruga (Progressistas), que leu trechos do documento durante a sessão, não há garantias quanto à situação dos Microempreendedor Individual (MEI). “Uma lei é composta por artigos e incisos e essas observações não valem de nada, não há garantia nenhuma sobre essa parte do documento”, disse. Gilson Rodrigues (PT), na mesma linha, disse que também está preocupado. “Eles dizem que não vai ser taxado, mas quando se faz uma lei, é lei. Vamos aprovar isso, mas não vai ser fiscalizado. Como assim? O que todos têm que entender é que isso é a lei e agora tem que ser cumprida”, lamentou.

POLÊMICA EM PINHEIRO 3
Da base aliada, Jaime Lucas (MDB) reconheceu que o projeto deveria ser mais claro. E, de fato, são mais de 50 páginas ao qual a re­portagem também teve acesso e o conteúdo poderia ser melhor explicado – favorecendo todos os envolvidos: Executivo, Legislativo e a população em geral que ficou em pânico com os discursos dos vereadores justificando o voto contra. “Eu não posso dizer que os caras estão errados quando divulgam nos blogs ou nas redes sociais o entendimento deles porque cada um tem o seu interesse nisso. Realmente faltou clareza no projeto, mas como o Executivo já tomou as devidas providências de sanar as dúvidas e esclarecer os pontos polêmicos, eu acho que esse assunto está encerrado”, disse Jaime.

PROJETO EM PINHEIRO 1
O vereador Ronaldo Madruga (Progressistas) protocolou, nesta quarta-feira (8), o Projeto de Lei (PL) nº 4/2020 que obriga a concessio­nária responsável pelo abastecimento de água em Pinheiro Machado, a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), a instalar redutor que elimina o ar na tubulação de abastecimento de água. Conforme justifica o parlamentar, vários municípios no Brasil vêm adotando essa medida que beneficia a população e torna mais justa a cobrança. “O ar é registrado como consumo e isso impulsiona o valor de água cobrado – o que não é justo para o consumidor que também paga pelo ar. Importante destacar que para essa lei entrar em vigência precisa da aprovação da maioria dos vereadores, ou seja, cinco dos nove”, explicou Ronaldo.

PROJETO EM PINHEIRO 2
Segundo o documento, sendo aprovada, a lei terá um prazo de 60 dias para entrar em vigor. A medida, segundo lembra Ronaldo, proporciona apenas uma opção ao consumidor – que não é obrigado a solicitar a instalação. “No entanto, havendo manifestação do consumidor, a Corsan será obrigada a instalar. Atualmente, em municípios que adotaram a lei a economia chega a 70% com o consumo de água, o equipamento custa em média de R$ 30 a R$ 60 e pode trazer retorno considerável na economia do consumo de água”, registrou o vereador. Com a entrada do Projeto de Lei (PL) na Câmara de Vereadores, ele passa pela Comissão de Constituição e Justiça e ainda pela de Orçamento, Finanças e Controle Externo para só então ser votado.

ESTIAGEM EM PINHEIRO 1
Na sessão ordinária desta terça-feira (7), o vereador Fabrício Costa (PSB) cobrou atitude do Executivo com relação à avaliação do atual cenário de estiagem que já começa a preocupar os moradores e produtores rurais de Pinheiro Machado. Na oportunidade, o vereador lembrou que em 2018, na última estiagem, o governo demorou a se articular e então registrou o alerta. “Assim como no último ano que fez seca, venho aqui novamente cobrar atitudes nesse sentido, já agora, pois depois que todos os municípios da região já tiverem pedido socorro não adianta nós nos lembrar e correr atrás do Decreto de Emergência. Nosso município é muito grande territorialmente e por vezes chove numa parte e em outra não, não podemos deixar essa parte de nossa população sofrendo”, falou.

Comentários do Facebook