INVESTIMENTO

Mina de Candiota adquire equipamento próprio para operações de amostragem

Equipamento dispensa contratação de laboratório externo, gerando uma economia de 90% ao ano

Ao todo, sete funcionários participaram do treinamento Foto: Divulgação TP

Ocorreu recentemente, na Mina de Candiota, a entrega técnica e treinamento para a operação do novo equipamento da Companhia Riograndense de Mineração (CRM). O Amostrador de Grande Volume, adquirido pela estatal, será utilizado com a finalidade de realizar amostragens de partículas totais em suspensão, partículas inaláveis e partículas respiráveis, nas operações das unidades mineiras, gerando economia e eficiência.

Segundo o engenheiro agrônomo Marcel Fróes, gerente do Setor de Meio Ambiente, a aquisição do equipamento é de suma importância, pois possibilita atender tanto as condicionantes das licenças ambientais da Mina de Candiota, como nas outras unidades, que também necessitam deste tipo de medição. “Com a aquisição deste equipamento, passamos a ter uma economia de cerca de 90% ao ano, pois, a partir de agora, teremos condições de realizar tais amostragens, dispensando assim a contratação de laboratório externo para a realização deste tipo de serviço”, explicou Marcel.

Juntamente com o equipamento, foram adquiridos insumos como filtros para amostragem e carta gráfica para o registrador de vazão, suficientes para suprir a demanda de medição nas unidades mineiras para os próximos 2 anos.
Participaram do treinamento, sete funcionários, englobando diversos setores da CRM. O treinamento foi ministrado pelo engenheiro Químico Vicente de Paula Vieira, gerente técnico da EQUIPO Instrumentos de Medições, que abordou as noções de calibração, programação do equipamento, manejo dos insumos (cartas e filtros) e, por fim, a realização das medições.

Comentários do Facebook