OVINOCULTURA

36ª Feovelha é lançada oficialmente na Farsul

Você ainda possui 2 notícias no acesso gratuito. Efetue login ou assine para acesso completo.

A comitiva pinheirense foi recebida pelo governador Eduardo Leite no Palácio Piratini Foto: Felipe Dalla Valle/Especial TP

Nesta quarta-feira (22), os organizadores da Feira e Festa Estadual da Ovelha (Feovelha) estiveram na sede da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul) para lançamento da 36ª edição do evento – que acontece no Parque Charrua, entre os dias 30 de janeiro a 2 de fevereiro, em Pinheiro Machado.

Durante o ato na capital do Estado, foi destacado o bom momento em que vive a ovinocultura no Rio Grande do Sul e a crescente recuperação de mercado. Na oportunidade, além da Farsul, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-RS) e a Casa Rural confirmaram a participação no evento e reforçaram a importância da cultura para a economia do Estado.

Francisco Schardong, diretor administrativo da Farsul, comentou sobre o setor. “Estamos em evolução dos rebanhos gaúchos – não em números, mas em qualidade – com o aprimoramento genético e isso é realmente muito significativo”, afirmou. Já Eduardo Condorelli, superintendente do Senar-RS, lembrou que parte dos produtores que serão atendidos pela Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) também são ovinocultores.

Além dos já citados, conforme assessoria de imprensa do órgão, estavam presentes na cerimônia, os diretores da Farsul, José Alcindo de Souza Ávila, Fábio Avancini Rodrigues e Hermes Ribeiro de Souza Filho, os representantes do Sindicato Rural de Pinheiro Machado, Paulo Roberto Alves e Estela Garcia, o vice-prefeito, Jackson Cabral, o chefe de gabinete, Alex Rodrigues, os vereadores Mateus Garcia (PDT), Renato Rodrigues (PSDB) e Ronaldo Madruga (Progressistas), além das soberanas da 36ª edição da Feovelha, Kira Peroba, Raquel Moraes e Thalyra Azambuja.

Ainda em Porto Alegre, a comitiva divulgou o evento na sede da Emater, na Assembleia Legislativa e no Palácio Piratini, onde estiveram com o governador Eduardo Leite.

NA REGIÃO – Por iniciativa do secretário da Junta Governativa, Paulo Roberto Alves, as soberanas do evento estiveram, durante toda a terça-feira (21), divulgando o evento no comércio local. Segundo destacou Paulinho, é extremamente importante fazer esse contato direto com as pessoas da comunidade pinheirense. “Elas são parte fundamental para fazer este evento voltar a ser o que era. Com o nosso trabalho, em prol da retomada das festividades e demais eventos paralelos, precisamos atrair o público da nossa cidade de volta para o Parque Charrua e a receptividade foi excelente, ficamos muito satisfeitos”, disse para a reportagem.

No mesmo dia, o grupo também esteve na prefeitura, Câmara de Vereadores e Emater de Hulha Negra e na prefeitura, Emater e Jornal Tribuna do Pampa, em Candiota. “Foi uma honra poder representar a nossa querida Pinheiro Machado, juntamente com a minha corte. Tivemos uma agenda bem corrida e visitamos várias entidades, onde em todas fomos bem recepcionadas. Para nós é de extrema importância levar nossa cultura até autoridades importantes, as quais estaremos contando com a presença. Este ano estamos retomando as festividades: show com Joca Martins, gineteadas, concursos, retorno do Encontro de Carros Antigos, lançamento da primeira Olivitinos e outras diversas atrações. Contamos também com a entrada franca no Parque Charrua durante todos os dias do evento e esperamos todos lá”, destacou Kira, rainha da Feovelha 2020, em conversa com o TP. Até o final da semana, a divulgação continua nas cidades de Pelotas e Bagé.

Kira Peroba, Raquel Moraes e Thalyra Azambuja visitaram o comércio local Foto: Paulo Roberto Alves/Especial TP

Durante divulgação pela região, a corte também esteve na redação do TP Foto: Gislene Farion TP

FEIRA DE OVINOS – Enquanto a divulgação acontece, o carro-chefe do evento começa a tomar forma com números bastante positivos. De acordo com as informações repassadas ao TP, para o tradicional Rematão – marcado para ocorrer na sexta-feira (31), logo após a abertura oficial – já conta com 3.500 animais inscritos até o momento. O número já corresponde a mais que o dobro de 2019, quando o faturamento da feira chegou a R$ 768 mil e comercialização de 1.650 ovinos.

Comentários do Facebook