*Marco Antônio Ballejo Canto
A pandemia trouxe problemas irreparáveis para a complicada situação do atendimento aos alunos nas redes públicas de ensino. Nas redes privadas também, mas o objetivo é falar da coisa pública.
Todos os candidatos a prefeito darão ênfase ao cuidado que terãonesta área e é até possível que venham a fazer isto, dentro de suas limitações. Para muitos, investir dinheiro em educação é simplesmente botar dinheiro em educação.
Considerando o que é colocado de dinheiro em educação, o problema está resolvido. Caminhões, trens de dinheiro são colocados em educação. Porém, grande parte deste dinheiro é consumido pela incompetência dos gestores.
O maior desperdício de dinheiro público no Brasil ocorre na área da educação. Roubos de políticos são titicas comparados aos recursos em educação desperdiçados no país.
O secretário municipal de educação tem que entender de administração. Não dá aula. Na educação sempre tive um professor como secretário, porém, eu decidia, muitas vezes atendendo sugestões do secretário, muitas vezes não, ele atendia minhas determinações. A palavra final sempre foi a minha, certa ou errada. Secretarias de educação precisam de gestores. Se houver professor que entenda de gestão, tudo bem; se não houver, é melhor procurar alguém que entenda.
A maioria dos secretários de educação municipal e diretores que eu conheço jamais serão contratados para administrar uma escola privada. Quebrariam qualquer escola privada.
Existem regras básicas:
– Quanto maior o número de alunos de uma escola, menor será o custo para atender um aluno e maior poderá ser o salário do professor;
– Quanto maior o número de alunos por turma, menor será o custo para atender um aluno e maior poderá ser o salário do professor;
– Quanto maior o número de alunos atendidos por cada contrato de 20h de professor, incluindo aqui os que estão fora da sala de aula, maior poderá ser o salário do professor;
– Quanto menor o número de contratos de 20h de professor fora da sala de aula, maior poderá ser o salário do professor.
Alguns dirão que “estou tratando educação como custo”. Sim, tudo que for desperdício é custo. O que for bem aplicado é investimento. O desperdício é tanto que fica difícil, muitas vezes, perceber o investimento.