festival

A pedido da comunidade candiotense, Canto Moleque será no ginásio municipal

Comissão Organizadora atendeu solicitação, sendo que inicialmente, retomada do festival seria no Centro Cultural

As últimas edições já vinham sendo realizadas no ginásio, que possui logística, infraestrutura e acústica melhores. Prédio ainda passará por revitalização

As últimas edições já vinham sendo realizadas no ginásio, que possui logística, infraestrutura e acústica melhores. Prédio ainda passará por revitalização Foto: Arquivo TP

A 22ª edição do Canto Moleque da Canção Gaúcha de Candiota, além de marcar a retomada do festival depois de dois anos sem acontecer, também terá um forte viés de volta às origens do evento criado em 1993.

Inicialmente projetado para acontecer no Centro Cultural Usina I, na Vila Residencial, a Comissão Organizadora resolveu escutar a solicitação da comunidade e de participantes para que ele fosse realizado no Ginásio Municipal Dario Lassance, na Cidade de Candiota (sede do município) – local aonde nos últimos anos já vinha acontecendo, apesar da primeira edição ter sido realizada no Clube Social e Recreativo Candiota (Clube da Residencial). “O pessoal nos ponderou que ficaria melhor a logística, a infraestrutura e acústica e por isso resolvemos em comum acordo fazer a mudança”, assinala o coordenador da Secretaria de Cultura do município, Fabiano Aquere.

REVITALIZAÇÃO – Para receber o festival, que acontece nos dias 23, 24 e 25 de março, segundo Fabiano, o ginásio, por determinação do prefeito Adriano dos Santos, irá passar por uma revitalização. Será feito o Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndios (PPCI), bem como, a implantação do Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas (SPDA).

Além disso, toda a parte elétrica e hidráulica do prédio será revisada, entre outras reformas necessárias. A expectativa é que os serviços iniciem ainda esta semana.

INSCRIÇÕES – No próximo dia 5 de março encerram as inscrições para os intérpretes que pretendem subir ao palco do maior festival em sua categoria no Estado.

Conforme o assessor da Secretaria de Cultura, Márcio Vieira, diariamente desde o início deste mês, quando foram abertas pelo site do festival, acontecem inscrições e nos últimos dias têm aumentado a demanda.

A 22ª edição será disputada nas categorias Mirim masculino e feminino (até 13 anos), Juvenil masculino e feminino (de 14 a 17 anos) e Especial naipe único (de 18 a 21 anos).

SHOWS – Os três shows já estavam confirmados desde antes a mudança de local. Na primeira noite (sexta-feira, 23), o show será por conta do grupo Tchê Garotos. Já no sábado (24), a dupla César Oliveira e Rogério Melo é que anima a gauchada. No domingo (25), o show de encerramento será feito pelo grupo Quarteto Coração de Potro.

Além dos shows e da apresentação dos intérpretes, a programação prevê ainda palco alternativo, danças tradicionais e praça de alimentação.

Comentários do Facebook