Afinal, eu preciso mesmo ter uma opinião sobre tudo?

Mais do que isso: será que eu CONSIGO ter uma opinião sobre tudo? Em tempos de redes sociais essa é uma dúvida que angustia, afinal parece que as duas únicas pessoas que ainda não têm uma opinião definitiva sobre todo e qualquer assunto somos eu e você. O aclamado cronista David Coimbra tem escrito sobre o que ele chama de uma nova classe de “pensadores” modernos, surgidos como uma espécie de subproduto das redes sociais: OS ESPECIALISTAS DE TUDO. Não há sobre o que eles não tenham opinião formada.

Opinião definitiva. E que não admite críticas. O seu conhecimento irrestrito vai desde física nuclear, passando pela macroeconomia mundial em tempos de globalização até chegar na reprodução das formigas. Antigamente era muito difícil conseguir tornar uma opinião pública. Hoje basta um “clique” nas redes sociais. O poeta Carlos Drummond de Andrade disse que fazer mil gols como Pelé não é difícil; difícil é fazer um gol como Pelé.

Do mesmo modo, parece que ter uma opinião equilibrada, sensata e bem fundamentada sobre todos os assuntos não é difícil; difícil é ter uma opinião equilibrada, sensata e bem fundamentada sobre um único assunto. E ao optar por tornar uma opinião pública, você está autorizando que todos os demais a critiquem. Ou elogiem. E que o façam na mesma medida que você fez, pois quem escreve publicamente de forma grosseira certamente será criticado com grosseria. E parece que a única forma de o “especialista de tudo” aparentar firmeza é sendo grosseiro. Ora, por favor… O jurista bageense Paulo Brossard de Souza Pinto certa vez disse, quando ainda Ministro do STF, que é da natureza humana ser bravo e destemido, principalmente frente a injustiças; mas o destemor e a bravura não excluem a cortesia…

E lembre-se: é a certeza de não saber que leva ao crescimento, pois só aquele quem tem a consciência de não saber é que mantém a curiosidade, que é a chave para a evolução. As dúvidas por certo não são poucas. De onde viemos? Para onde vamos? A Lua é mesmo um satélite artificial e oco, colocado na órbita terrestre por alguma evoluída inteligência alienígena, como afirmam renomados astrofísicos de todo o mundo há mais de 50 anos? Misturar manga com leite dá mesmo dor de barriga? É possível viajar no tempo para o passado (para o futuro Einstein e Hawking já disseram que sim)? E se o Douglas tivesse acertado aquele pênalti, o Grêmio teria vencido o Grenal por 6×0? Essas são apenas algumas das muitas questões que vêm atormentando a humanidade pelo passar dos séculos. E para as quais somente o “especialista de rede social” parece ter uma resposta certeira, definitiva e infalível. Mas não se assuste querido leitor e querida leitora.

Exerça com plenitude o seu direito de expressar a sua opinião livremente, sem contudo se sentir obrigado a fazê-lo. E saiba que se optar por fazê-lo, você está autorizando as demais pessoas a criticá-lo. “CORRIJA UM SÁBIO E O FARÁ MAIS SÁBIO; CORRIJA UM TOLO E O FARÁ TEU INIMIGO” (adaptação popular de um provérbio de Salomão – Bíblia Sagrada, Provérbios 9:8-9 – recolhido de uma rede social…).

Boa semana e até a próxima!!!

Comentários do Facebook