RURAL

Agricultores familiares de Bagé são beneficiados com microaçudes

Através do projeto de apoio e ampliação da infraestrutura rural, a Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) e o Departamento de Infraestrutura Rural e Usos Múltiplos da Água (Dinfra) construíram nove microaçudes para as propriedades rurais do município de Bagé. A execução das obras foi acompanhada pelos técnicos da Emater/RS-Ascar.

Iniciado no ano de 2018, o projeto elaborado pela Emater/RS-Ascar irá garantir acesso à água a 54 unidades da agricultura familiar, com a construção de microaçudes nos municípios de Aceguá (11), Bagé (nove), Caçapava do Sul (11), Hulha Negra (20) e Lavras do Sul (três).

Para o gerente regional, Rodolfo Perske, a importância dos açudes se faz para enfrentar, por exemplo, possível dificuldades dos produtores no caso de secas ou estiagens, como a ocorrida no início deste ano. Segundo a técnica agrícola, Luciane Foggiato, os microaçudes têm grande relevância para os agricultores familiares, pois potencializa a produção de grãos, hortaliças e pastagens. “A reserva de água também é importante para a dessedentação animal. Com a construção desses açudes, há menos riscos de perdas em futuros períodos longos de estiagem”, informa a técnica agrícola.

A construção dos microaçudes se destinou aos agricultores familiares que desenvolvem a agricultura irrigada nas propriedades. Para o olericultor Jamil Fernando Hubner, o açude terá maior uso no verão, já que cultiva tomate, pimentão e melão em maior escala nesta época do ano. “Melhora a produção, que com a irrigação terá maior qualidade”, explica Hubner.

Comentários do Facebook