AGRICULTURA FAMILIAR

Agroindústrias de Hulha Negra apresentam produtos para escolas estaduais

Formação das agroindústrias e produtos ofertados foram pontos apresentados  durante a reunião com os gestores escolares

Formação das agroindústrias e produtos ofertados foram pontos apresentados durante a reunião com os gestores escolares Foto: Divulgação TP

Uma reunião na biblioteca pública municipal de Bagé teve por finalidade divulgar os produtos das agroindústrias de Hulha Negra que podem ser incluídos na merenda escolar, por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Participaram 14 escolas estaduais de Bagé e Candiota, além do secretário de Desenvolvimento Rural de Hulha Negra, Luis Fernando de Lima e técnicos da Emater de Bagé e Hulha Negra como apoio, além das proprietárias das agroindústrias Pampalac, Aprofara e Tia Zane. A Agromap também deve participar do processo, mas não compareceu por motivos particulares na data.

Conforme o secretário Luis Fernando de Lima, a reunião, que visava divulgar os produtos que podem ser adquiridos pelas escolas, contou com uma mostra e degustação de queijos, manteiga, pães, biscoitos e iogurtes. “Desde uma reunião que ocorreu em Hulha Negra havia ficado combinado esse encontro em Bagé. Por interesse de diretoras, organizamos essa reunião com as produtoras e solicitamos um apoio da Emater. Foi tudo simples, de forma que as escolas de Bagé e as duas de Candiota que participaram, possam ter acesso aos produtos da agricultura familiar, que possuem percentual de compra exigido por lei e nem sempre os municípios ou repartimentos estaduais conseguem cumprir”, explica.

Durante o encontro, as produtoras relataram suas experiências, desde o início da implantação das agroindústrias, bem como acerca dos produtos. Atualmente, podem participar de processos licitatórios em nível de estado e em outros municípios a Tia Zane e a Aprofara, que trabalham com pães, biscoitos e hortaliças. Já as demais, ainda aguardam a liberação pelo Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf), por se tratar de produto derivado do leite. Conforme a equipe do SIM há previsão de encaminhamento dos processos para liberação no segundo semestre deste ano.

Comentários do Facebook