AGRICULTURA FAMILIAR

Agroindústrias de Hulha Negra terão inauguração oficial em março

Evento ocorrerá nas propriedades e terá a participação de lideranças estaduais

Agroindústrias produzem produtos derivados do leite, incluindo pães e bolachas

Agroindústrias produzem produtos derivados do leite, incluindo pães e bolachas Foto: Silvana Antunes TP

Um grande evento está programado para o dia 23 de março, em Hulha Negra. Na ocasião, após um longo processo, ocorrerá a inauguração oficial de três agroindústrias do município que trabalham com biscoitos e produtos derivados do leite, uma das grandes fontes de renda dos produtores locais.
Um convite foi enviado ao governador do estado, José Ivo Sartori, assim como a secretárias, departamentos e Emater para o avento. De acordo com o secretário de Desenvolvimento Rural de Hulha Negra, Luis Fernando Rheling de Lima, as inaugurações ocorrerão nas sedes das agroindústrias e ocorrerão ao longo do dia conforme uma programação.

Secretário da SDR manifestou satisfação em participar de um momento que contabiliza muitas batalhas

Secretário da SDR manifestou satisfação em participar de um momento que contabiliza muitas batalhas Foto: Silvana Antunes TP

Ele explica que esse é um dos momentos mais importantes, assim como é uma satisfação e alegria estar participando desse momento em que está a frente da SDR. “O pontapé inicial ocorreu em 2012 com os primeiros projetos e licenciamentos. Em 2017, com a criação do Serviço de Inspeção Municipal (Sim) e Divisão de Inspeção de Produtos de Origem Animal (DIPOA), que tem como responsáveis o Marcus Leitzke como fiscal e eu como supervisor, as agroindústrias tornaram-se legais e hoje já podem vender seus produtos para o comércio hulhanegrense”, lembra o secretário.

Durante o dia ocorrerá a inauguração da agroindústria Aprofara (biscoitos e pães), às 10h, localizada no assentamento Conquista da Fronteira; em continuidade, às 12h, ocorrerá a inauguração da Pampalac (queijo, manteiga, iogurte e bebida láctea), no Potiguara, onde também será servido um churrasco de confraternização e no período da tarde, a inauguração da Agromap (queijos), no assentamento Abrindo Fronteiras.

As agroindústrias, além do SIM, já estão inclusas no Sabor Gaúcho e questionado quanto ao próximo passo, posterior as inaugurações, Lima diz ser chegar ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf). “Com o Susaf, as agroindústrias podem produzir e vender para o comércio de fora da cidade, além de abastecer a merenda escolar, que exige aos municípios a utilização de 30% de recursos da merenda escolar provenientes da agricultura familiar, o que acarreta o aumento da renda e a valorização do leite ao ser transformado em produto”, expõe.

Comentários do Facebook