EDUCAÇÃO

Alunos constroem “Geletéca” e colocam em praça de Candiota como incentivo à leitura e cuidado com o Meio Ambiente

Você ainda possui 2 notícias no acesso gratuito. Efetue login ou assine para acesso completo.

Turmas de pré 1 e 2 acompanhadas das professoras após instalarem a Geletéca Foto: Divulgação TP

Com o objetivo de unir cultura e educação ambiental, foi realizada mais uma etapa do projeto “Preservar também é coisa de criança”, desenvolvido com os alunos dos prés 1 e 2 da escola de Educação Infantil Gente Inocente, de Candiota.

Desde a semana passada, quem passa pelo quiosque instalado na praça da Vila Operária, de Candiota, a Alvarinho Valeriano da Silva de Moraes, se depara com um objetivo diferente. A Geletéca – geladeira transformada em biblioteca – confeccionado pelas duas turmas já está instalado junto ao quiosque e com livros disponíveis para quem quiser ler, sem esquecer de devolvê-lo.

A Geletéca foi deixada no espaço público com o acompanhamento dos alunos, que ficaram maravilhados com a ação. Ao TP, a aluna Isadora Gonçalves, de 4 anos, um pouco tímida, disse ter ficado feliz ao colocar a Geletéca no lugar. “Ela veio do lixão. Gostei mais da parte que levamos ela pra lá. Levamos para que as pessoas possam ler e porque temos que cuidar do Meio Ambiente. Colocamos livros nela”, contou a aluna.

Orientado e dirigido pelas professoras Cristiane Pereira Gonçalves e Maria Clara Lopes Siqueira, o projeto se justificou pela necessidade percebida de se trabalhar o tema de forma lúdica, onde a criança possa se expressar, vivenciar e refletir sobre o efeito dos seus atos na sociedade, bem como de que a vida depende do meio ambiente e o meio ambiente depende dos atos de cada um de nós.

A professora Cristiane Gonçalves lembra que o projeto contou com aulas teóricas sobre meio ambiente, atividades de campo e um piquenique foi realizado na praça com o objetivo de identificar os problemas ambientais existentes no local. Também ocorreu uma limpeza no entorno da escola, contagem de histórias, exposição de filmes, música e teatro propiciando de maneira lúdica, os alunos entenderem a importância dos seus atos.

O projeto também contou com a realização de uma oficina de reciclagem, com o auxílio da participação da família na reutilização de materiais e seguindo esse engajamento, o “Seja estilista por um dia” – uma atividade desenvolvida durante o período do recesso escolar com o objetivo de reutilizar materiais que seriam descartados em uma peça de vestuário – os pais montaram roupas para os filhos utilizarem em um desfile de moda reciclada.

De maneira mais visual, foram confeccionadas placas com o objetivo de sensibilizar os moradores sobre o descarte indevido de lixo, uma horta escolar e um jardim na escola.

O projeto também foi apresentado na Feira de Ciências de Candiota (Feican) e um dos premiados no projeto SSM – Candiota Sustentável, concebido pela parceria entre a Seival Sul Mineração (SSM), a Quinta da Estância, a Prefeitura de Candiota (Secretaria de Meio Ambiente e Educação) e escolas do município.

Cristiane falou sobre os resultados do projeto e o envolvimento das crianças. “Concluir mais uma etapa do ‘Preservar também é coisa de criança’ com a Geletéca foi importante porque o projeto não ficou esquecido. Vejo meus alunos ainda engajados, o que é muito bom em virtude de eles serem protagonistas nestas questões e hoje vejo o quanto eles aprenderam”, afirma.

Geletéca traz mensagens motivadoras quanto a importância da leitura na área externa e está cheia de livros

Comentários do Facebook