MOSTRA PEDAGÓGICA

Alunos de assentamentos apresentam projeto para recuperar nascentes em Candiota e Hulha Negra

O projeto foi apresentado em Bagé durante a etapa regional

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Projeto foi apresentado durante Mostra Pedagógica na Unipampa

Projeto foi apresentado durante Mostra Pedagógica na Unipampa Foto: Divulgação TP

Estudantes de uma escola de assentamento da reforma agrária de Hulha Negra participaram na última terça-feira (10) da 3ª Mostra Pedagógica do Centro dos Professores do Estado do Rio Grande do Sul (Cpers) e da 1ª Mostra Pedagógica do 17º núcleo do sindicato. As atividades foram realizadas na Universidade Federal do Pampa (Unipampa), em Bagé.

Nessa etapa regional, a Escola Estadual de Ensino Fundamental Chico Mendes, localizada no Assentamento Santa Elmira, em Hulha Negra, apresentou um trabalho sobre a proteção das águas do Pampa, que tem o objetivo de recuperar 24 nascentes em Candiota e Hulha Negra. Na própria instituição há uma fonte que está sendo cuidada e recuperada pelos estudantes.

Alunos cuidam de uma fonte na própria escola

Alunos cuidam de uma fonte na própria escola Foto: Macarena Santamarta Rodriguez/Especial TP

O intuito do projeto também é preservar as águas da superfície, socializar conhecimentos entre agricultores e elevar o nível de consciência sobre a necessidade de proteger as águas do Bioma Pampa. A iniciativa, que foi realizada com a Usina Termoelétrica Pampa Sul e com o apoio do Instituto Cultural Padre Josimo, foi selecionado na categoria Séries Finais e será exposto numa próxima etapa no mês de outubro em Porto Alegre.
Para a professora Cenira Hahn, que acompanhou os estudantes, as mostras evidenciam os trabalhos que são realizados pelos filhos de assentados na escola Chico Mendes. “É preciso fortalecer cada vez mais a nossa luta, mostrando na prática a riqueza pedagógica desenvolvida em nossas escolas públicas”, disse.

Também foram selecionados para a etapa estadual outros trabalhos da Escola Estadual Justino Quintana, de Bagé, na categoria Séries Finais, e da Escola Estadual Bernardino Ângelo, de Dom Pedrito, no Ensino Profissionalizante. Conforme Delcimar Delabary, vice-diretora do 17º núcleo do Cpers, as exposições reforçam que “a escola pública dá certo”. “Elas mostram que temos trabalhos extraordinários”, avaliou.

Trabalho foi desenvolvido com a professora Cenira na escola

Trabalho foi desenvolvido com a professora Cenira na escola14 Foto: Macarena Santamarta Rodriguez/Especial TP

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