HULHA NEGRA

Alunos sem transporte

Estudantes da EMEF Monteiro Lobato estão sem transporte há nove dias. A firma, responsável pelo serviço, justifica o fato dizendo que está tentando consertar a van

Conforme Kercher, muitos pais estão transportando os alunos para o colégio

Conforme Kercher, muitos pais estão transportando os alunos para o colégio Foto: Simone Gasparoni TP

Quinze alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Monteiro Lobato, em Hulha Negra, estão sem transporte há mais de uma semana. A empresa bageense – Rodrigues & Gonçalves Ltda – que realiza o serviço alega, segundo o secretário municipal de Educação e Cultura, Vinicius Kercher, que está tentando consertar a van que utiliza para transportar os estudantes, que residem na localidade do Quebracho. Kercher diz que conversou com os responsáveis pela firma e comunicou o fato ao setor jurídico da prefeitura. “O jurídico vai notificar a empresa para tomar as medidas cabíveis”, destaca.

O secretário informa que a Rodrigues & Gonçalves Ltda foi contratada mediante pregão presencial 022/2013, do tipo menor preço. Conforme ele, o contrato da prefeitura com a firma tem sido renovado no final de cada ano, tendo em vista que a mesma apresenta o menor preço para realizar o serviço. Kercher ressalta que precisa buscar a rescisão legal em razão de haver uma licitação. “Isso me deixa com as mãos atadas para resolver o problema de imediato”, afirma, ressaltando que a questão será resolvida, de qualquer maneira, nesta semana. “Nem que eu tenha que pegar meu carro e buscar os alunos”, garante. Segundo ele, muitos dos estudantes estão sendo transportados pelos pais. “Não tiro a razão dos pais. Eles podem vir diretamente na Smec para conversar conosco”, diz.

Kercher salienta que a prefeitura não tem como disponibilizar um veículo para atender essa linha escolar. “Temos 21 linhas de transporte e 10 veículos em nossa frota escolar”, esclarece, acrescentando que foi por esse motivo que o serviço precisou ser terceirizado.

A Rodrigues & Gonçalves Ltda transporta também alunos para a Escola Estadual 15 de Junho, que fica no assentamento Conquista da Fronteira. De acordo com o secretário, problemas relacionados ao transporte nessa instituição de ensino não são tão reincidentes como o que está ocorrendo na EMEF Monteiro Lobato.

Comentários do Facebook