18 ANOS DE EMANCIPAÇÃO

Aniversário de Pedras Altas é comemorado com festa e entrega de veículos

Um mega evento foi realizado no Gupa com diversas atrações à comunidade

Festa contou com apresentações artísticas

Festa contou com apresentações artísticas Foto: Divulgação TP

A quinta-feira (28) foi de festa no município de Pedras Altas. Na data, foram comemorados 18 anos de emancipação político administrativa da Cidade do Castelo. Para comemorar o aniversário do município, uma bela festa foi realizada no ginásio municipal, o Gupa, com atividades e brinquedos para as crianças. O evento contou ainda, com apresentações artísticas, shows musicais e mateada com direito a bolo pelo aniversário da cidade.

Um dos pontos importantes foi a entrega de cinco veículos por parte do prefeito Bebeto Perdomo, para uso das secretarias do município. Segundo Perdomo, um veículo Sandero, doado pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), terá como destino a Secretaria de Saúde e uma Ranger, também recebida do Incra, a Secretaria de Obras. Um Fiesta, recebido da Emater foi destinada a Secretaria de Agricultura e uma Ecosport, por parte da Secretaria de Desenvolvimento Rural, para uso de todas as secretarias, principalmente Assistência Social. Por fim, um veículo Gol zero km, recebido através de uma emenda do deputado federal Afonso Hann, foi destinada a Secretaria de Saúde.

Na oportunidade também foram lembrados alguns momentos da administração, tais como uma reestruturação administrativa, valorização do funcionalismo e recuperação do patrimônio público. Foi ressaltada a aquisição dos veículos, bem como a licitação de três tratores e o projeto para a compra de um caminhão caçamba nos próximos dias. Porém, um ponto frizado pela gestão foi a reposição salarial de 5.43% retroativo ao mês de fevereiro, incrementando mais de R$ 200 mil na economia local.

Por fim, o prefeito Bebeto Perdomo destacou o objetivo de realziar obras de infraestrutura na zona urbana, como pavimentação e redes de saneamento básico, além das estradas na zona rural. “Neste primeiro momento o desafio foi reorganizar a máquina, de agora em diante vamos mudar a vida de cada cidadão Pedrasaltense para melhor” disse o prefeito, ressaltando a satisfação de poder proporcionar uma linda festa para a comunidade.

O aniversário de Pedras Altas contou com a presença de representantes de importantes autoridades ligadas ao município, tais como de deputados, secretários estaduais, da Emater, Sindicato Rural, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e produtores rurais.

DATA DE ANIVERSÁRIO – Algumas datas são importantes para o município de Pedras Altas e em conseqüência disso, dúvidas ocorriam com relação a data correta de emancipação da cidade. De acordo com a Chefe de Gabinete de Pedras Altas, Caroline Soares Marques, o município foi criado pela Lei Estadual 10.760, de 16 de abril de 1996 e em 28 de setembro de 1999 foi dada uma nova redação pela Lei 11.376. Já a instalação com eleição e primeiro prefeito ocorreu em 1º de janeiro de 2001, mas a data válida, conforme a Lei Orgânica do município é 28 de outubro, data da nova redação.

GRUPO LANCEIROS – Entre as apresentações em comemoração ao aniversário de Pedras Altas, esteve a do Grupo de Artes Nativas Lanceiros, do CTG Sentinela de Pedras Altas. Fundado a alguns anos, o grupo tem como instrutor deste 2014, o jovem de 20 anos Luan Rochel, que assumiu o cargo após convite do patrão do CTG.

Composto por alunos com idades entre 6 e 27 anos, a invernada, dividida entre Mirim, Juvenil e Adulta, traz em sua apresentação 2017 parte da trajetória de Assis Brasil, intitulada “Assis Brasil Sonho Eternizado em Pedra”.

De acordo com o instrutor Luan Rochel, a primeira apresentação com a temática ocorreu em Pinheiro Machado de forma improvisada, porém durante a Semana Farroupilha o grupo apresentou um grande espetáculo. “Minha idéia foi unir dança e teatro, utilizando efeitos especiais e um cenário do Castelo de Assis Brasil, que dá nome a cidade. “O show que reúne teatralidade com dança, traz ao seu público um material diferente que a Invernada estava acostumada a apresentar. No início era apenas um grupo de tradicionalista, mas ao longo do tempo foram entrando músicas mais artísticas e hoje trago um sistema mais estilizado para o grupo”, conta Rochel.

Integrantes do grupo: Juvenil/Adulto – Luan Rochel, Maurício da Silva, Murillo da Silva, Bernardo Mendes, Luana da Silva, Kelli Meireles, Tanaiana Maciel, Alice Bueno, Arielli Medeiros e Maria Eduarda Soares. Mirim – Carolina Souza, Luiza Veber, Rosana Palma, Ticiane Correia, Isabelle Peixoto, Stefani da Silva, Gustavo Goulart, Otávio Goulart, Kauê Vieira e Miguel da Silva.

Grupo de Artes Nativas Lanceiros , do CTG Sentinela de Pedras Altas, realizou uma bela apresentação

Grupo de Artes Nativas Lanceiros , do CTG Sentinela de Pedras Altas, realizou uma bela apresentação Foto: Divulgação TP

 

Brinquedos e shows animaram a festa

Brinquedos e shows animaram a festa Foto: Divulgação TP

 

Veículos foram repassados oficialmente as Secretarias

Veículos foram repassados oficialmente as Secretarias Foto: Divulgação TP

Comentários do Facebook