ELEIÇÕES 2020

Apenas Divaldo e Elenara aguardam julgamento de candidaturas em Bagé

Prefeito sofre pedido de impugnação do MPE e PSOL Foto: DivulgaCand/Especial TP

Das sete candidaturas à Prefeitura de Bagé, apenas Divaldo Lara (PTB) e Elenara Ianzer (PDT) ainda aguardam julgamento da Justiça Eleitoral. Todos os demais, Luiz Fernando Mainardi (PT), Uilson Morais (Solidariedade), Fernando Vieira (PSOL), Manoel Machado (PSL) e Beto Alagia (Podemos) já estão aptos e deferidos.

Elenara substituiu a Chico Brizola, que renunciou, e por isso seu processo está mais demorado. Ela não possui pedido de impugnação e já tem parecer favorável do Ministério Público Eleitoral (MPE) pelo deferimento de sua candidatura.

Já o prefeito Divaldo Lara, que busca a reeleição, possui pedidos de impugnação impetrados pelo MPE e pelo PSOL, que sustentam que ele está inelegível por ter sido condenado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS) em 2019, sob acusação de abuso de poder político e econômico nas eleições de 2018.

Nesta manhã, o advogado que interpôs recurso especial ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre a condenação no TRE-RS, Guilherme Barcelos, comemorou uma decisão do ministro do TSE, Alexandre de Moraes, tomada no dia 30 de setembro, mas publicada somente nesta segunda-feira (19), a qual suspende os efeitos da decisão de Porto Alegre. Guilherme sustenta que isso abre caminho para derrubar a tese da impugnação.

Por outro lado, tanto MPE como PSOL sustentam que a suspensão não abarca a inelegibilidade, pois Divaldo incorreria na Lei da Ficha Limpa (135/2010), por ter sido condenado por órgão colegiado (Pleno do TRE-RS).

Há expectativa que a juíza da 7ª Zona Eleitoral, Marina Wachter Gonçalves, profira a sentença a qualquer momento.

Comentários do Facebook