DOAÇÃO

Área de escola de Candiota é doada pelo município ao Estado

Ato aconteceu no saguão da escola Jerônimo Mércio da Silveira

Diretora Dinorah Matte classificou o momento como histórico e agradeceu o empenho para a concretização da doação da área

Diretora Dinorah Matte classificou o momento como histórico e agradeceu o empenho para a concretização da doação da área Foto: J. André TP

Com 55 anos, a história da escola estadual de ensino médio Jerônimo Mércio da Silveira passou por mais um momento importante na tarde desta quarta-feira (25). O educandário localizado na Vila Residencial, em Candiota, teve sua área incorporada ao patrimônio do Estado do Rio Grande do Sul.

Pertencente inicialmente a Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE) e depois a Companhia de Geração Térmica de Energia Elétrica (CGTEE), o imóvel recentemente foi repassado ao município, assim como outras áreas da Vila Residencial, como a praça, a igreja, o centro comercial, o prédio da Brigada Militar, o campo de futebol, entre outras.

Devidamente regularizadas, agora o município está repassando, em forma de doação, alguns desses locais ao Estado, como é o caso dos 3.856,11 m², onde está edificada a escola Jerônimo.

O ato de doação aconteceu na tarde desta quarta, com a presença da direção da escola, de pais, alunos, do prefeito Adriano dos Santos e do coordenador da 13ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), José Carlos Nobre, entre outras autoridades. “Agora uma nova etapa se inicia e estamos aqui para ajudar nessa caminhada”, assinalou a diretora Dinorah Matte.

Também no cerimonial foi lembrado a visão empreendedora do saudoso ex-presidente da CGTEE, Sereno Chaise, que foi quem autorizou o processo em 2013.

O prefeito Adriano dos Santos enfatizou que, apesar dos políticos estarem sob forte ataque e com a sua imagem denegrida, atos como esses dignificam, segundo ele, a política. Adriano frisou que a Prefeitura de Candiota nos últimos anos vem numa empreitada de regularização fundiária da cidade, com diversas ações e que o ato era mais uma delas. O prefeito lembrou que foi aluno da escola e que agora sua filha ali estuda. “Agora a escola passa a um outro patamar em sua história”, pontuou.

Por sua vez, o coordenador da 13ª CRE, José Carlos Nobre, destacou que agora o Estado poderá de forma oficial cuidar melhor da escola, promovendo reformas e obras.  Também ele destacou o trabalho coletivo que foi realizado para a concretização do processo. “Mais do que a questão formal, é preciso lembrar que a escola é de todos”, reforçou.

Ao fim, o prefeito Adriano assinou a lei aprovada por unanimidade pela Câmara de Vereadores, que autoriza o repasse da área à escola.

Comunidade escolar participou do ato

Comunidade escolar participou do ato Foto: J. André TP

Comentários do Facebook