CONTROLE POPULACIONAL

Associação Bicho Amigo dá início a censo de animais em Hulha Negra

Objetivo é, no futuro, entregar projeto ao Executivo para criação de um Núcleo de Proteção Animal

Núcleo de Bagé, Bicho Amigo e Executivo se reuniram para falar sobre o tema

Núcleo de Bagé, Bicho Amigo e Executivo se reuniram para falar sobre o tema Foto: Divulgação TP

O fim de semana foi de intensa mobilização com relação às causas animais em Hulha Negra. A Associação Bicho Amigo, composta por um grupo de voluntários de Hulha Negra, recebeu o auxílio,também de forma voluntária, do Núcleo Bageense de Proteção Animal (NBPA), através da presidente Patricia Coradini e a vereadora de Bagé, Beatriz Souza, além de voluntárias integrantes do grupo.

Na oportunidade, ocorreram visitações no bairro Floresta, na rua Apolinário Lopes, próximo ao Passinho e Área Verde. De acordo com uma das voluntárias da Bicho Amigo de Hulha Negra, Naiara Martins, as visitas tem por objetivo realizar um censo para que seja verificado o número de cães do município para que, no futuro, os dados possam ser fornecidos a Prefeitura e um convênio possa ser firmado através de um Núcleo de Proteção Animal na cidade. “Já trabalhamos de forma simples em Hulha em prol dos animais, mas algo além precisa ser feito, tais como castrações e atendimentos, controles de doenças. Apenas nestes três locais constatamos mais de 80 animais. Verificamos que a comunidade se preocupa e cuida dos animais, mas ainda não há um controle populacional de cães”, relata Naiara.

Animais receberam ração e remédios anti-pulgas

Animais receberam ração e remédios anti-pulgas Foto: Divulgação TP

Ela, juntamente com a associação, defende o método da castração, pois apesar da Prefeitura de Hulha Negra disponibilizar injeções contraceptivas, ainda há resistência por parte da população em razão dos efeitos colaterais proporcionados pelo medicamento. Em razão dessa preocupação com o número de cães é que o grupo, segundo Naiara, está buscando auxílio para desenvolver um projeto. Ela cita o importante trabalho desenvolvido pelo NBPA, de Bagé, como exemplo para Hulha e região. “Muito do trabalho que fizemos até hoje foi com orientações do Núcleo, que de forma voluntária, segue nos ajudando. Um grupo veio para participar do censo conosco e está nos auxiliando para a confecção do projeto”, diz a voluntária da Bicho Amigo, que relatou ainda, que durante o censo foram aplicados anti-pulgas e realizadas ações de conscientização com os moradores.

Ela, porém, manifestou preocupação com o auxílio, pois durante a visita do NBPA em Hulha Negra, a vereadora Beatriz conversou com o vice-prefeito e secretário de Saúde Igor Canto, que estava acompanhado da secretária de Assistência Social, Elizete Brasil, e foi cogitada a possibilidade de uma visita ao Núcleo para o Executivo conhecer o trabalho desenvolvido em Bagé. “Estamos engajadas, pois controle de cães é questão de saúde pública e com o término do convênio entre a Prefeitura de Bagé e o Núcleo, provavelmente essa visita não aconteça e os auxílios de visitas a Hulha por parte do NBPA não ocorram mais. O vice-prefeito se mostrou muito interessado nessa questão, mas sem o Núcleo fica mais difícil”, disse Naiara.

A voluntária da Bicho Amigo complementa que o grupo de Hulha Negra acompanha há anos o trabalho do Núcleo e que a associação está sensibilizada com Bagé. “Nós estamos tristes com o que está acontecendo em Bagé, pois sabemos que são profissionais e voluntários engajados na causa animal, que exercem um trabalho coordenado e que traz resultados, servindo de exemplo para todos os municípios”, pondera Naiara.

Comentários do Facebook