QUESTÃO ANIMAL

Associação Bicho Amigo se manifesta sobre abandono de animais em Hulha Negra

Animais foram encontrados em vias públicas ou deixados em frente às residências Foto: Divulgação TP

Pelo menos quatro cães foram encontrados em Hulha Negra nos últimos dias em situação de abandono. A situação preocupou as integrantes da Associação Bicho Amigo (ABA) do município, entidade composta por voluntárias em prol do auxílio aos animais de rua.

Porém, a questão foi agravada com uma cobrança gerada por parte da comunidade do município através de cobrança de medidas por parte da entidade. Em uma publicação, um morador disse que “mais um cachorro apareceu aqui, está machucado na pata e perto do pescoço, peço ajuda com quem é responsável por esse serviço vir recolher”.

Em razão disso, uma nota de esclarecimento foi divulgada pela ABA, informando que a associação não recolhe animais. Em contato com a equipe do TP, a voluntária Naiara Martins relatou que a associação recebeu muitas solicitações de resgate, mas que esse serviço não compete ao grupo. “Nós tratamos de animais de rua doentes, castramos as cadelas de rua, mas depois que eles estão recuperados voltam para as ruas, pois não temos local adequado para mantermos esses animais. A associação não conta com canil e nem a Prefeitura. Nós ajudamos na doação de animais, anunciando no face e encaminhando para cuidadores responsáveis”, disse Naiara.

A voluntária, porém, mostra preocupação com o número de animais abandonados e soltos nas ruas. “Acreditamos que as pessoas tendem a soltar os animais porque acreditam que a associação vai fazer algo, só que não é o papel da associação. Aconselhamos as pessoas a castrarem suas cadelas e gatas porque isso é o melhor a se fazer para diminuir a população de animais, e quando doarem, que doem para pessoas responsáveis que cuidem do animal que foi doado”, conclui.

Comentários do Facebook