RURAL

Associação Pinheirense de Apicultores inaugura a Casa do Mel

Você ainda possui 2 notícias no acesso gratuito. Efetue login ou assine para acesso completo.

Na foto, o presidente da Associação Pinheirense de Apicultores (Apa), Rafael Lopes, e o prefeito Zé Antônio (D) Foto: Divulgação TP

A tarde desta segunda-feira (15) foi marcada pela inauguração da Casa de Extração do Mel, administrada pela Associação Pinheirense de Apicultores (Apa). O local fica na entrada ao lado do antigo posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF), na estrada da Fazenda Santa Maria. Estiveram presentes no ato, que também marcou a abertura oficial da colheita, o prefeito Zé Antônio, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e da Câmara de Vereadores, Mateus Garcia, o presidente da Apa, Rafael Lopes, o presidente da Cofrusa/Alto Camaquã, Júlio Moreira, o gerente da agência de Pinheiro Machado do Banco do Brasil, Emerson, e os técnicos da Emater, Mara Saalfeld e Renato Cougo.

De acordo com o presidente da Apa, as modernas instalações garantem a comercialização de um mel com muita qualidade. “O apicultor do município de Pinheiro Machado agora terá um espaço dedicado e equipado para o beneficiamento do mel. Dessa forma, pode produzir um volume significativamente maior do produto, dar mais ênfase na sua produção e, consequentemente, gerar mais renda”, disse Rafael.

Segundo ele, para este início de trabalho, os cerca de 30 sócios ativos, já contam com o Serviço de Inspeção Municipal (SIM), que em breve será ampliado para o Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf) e permitirá vender o produto para todo o Estado. “Além disso, 150kg de mel serão comercializados para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Isso quer dizer que os alunos da rede municipal de educação terão mel da Apa para consumir, produzido aqui mesmo em Pinheiro Machado”, pontuou. Para esta safra, que está ainda no início, Rafael disse que a estimativa é de extração de quatro toneladas do produto.

RELEMBRE – A Casa do Mel foi concluída no ano de 2018 a partir de recursos oriundos da Consulta Popular (2014) e financiamento do Fundo Estadual de Amparo ao Pequeno Empreendedor Rural (Feaper). Para dar início às atividades no local, a entidade, que também já havia conquistado o reconhecimento junto ao Governo do Estado como Agroindústria Familiar, esperava apenas pela chegada do maquinário, que aconteceu em janeiro deste ano. De acordo com a diretoria, os equipamentos – oriundos de emenda parlamentar do deputado federal Pompeo de Mattos (PDT) – são uns dos mais modernos do Rio Grande do Sul.

A cerimônia de inauguração aconteceu nesta segunda-feira (15) Foto: Divulgação TP

O ato também foi marcado pelo início da safra Foto: Divulgação TP

Comentários do Facebook