APICULTURA

Associação Pinheirense de Apicultores recebe equipamentos para a Casa do Mel

A chegada dos equipamentos possibilita mais qualidade para o mel produzido em Pinheiro Machado Foto: Divulgação TP

Nesta semana, a Associação Pinheirense de Apicultores ganhou um importante reforço para o trabalho que vem desenvolvendo de forma mais ativa desde 2014 e que está prestes a ser aprimorado. Na segunda-feira (21), parte dos equipamentos para a Agroindústria Famíliar foi recebido por membros da entidade na Casa do Mel.

A conquista da associação, que atualmente possui 30 sócios ativos, é fruto de emenda parlamentar do deputado federal Pompeo de Mattos (PDT), de março de 2017, quando o vereador e atual presidente da Câmara de Vereadores de Pinheiro Machado, Mateus Garcia (PDT), visitou o gabinete do político em Brasília/DF. Naquele dia, o deputado firmou o compromisso de destinar R$ 100 mil para o setor agropecuário do município.
Conforme contou Mateus, embora os trâmites tenham demorado a acontecer, na prática, a chegada do maquinário é motivo de comemoração. “Felizmente a Associação Pinheirense de Apicultores foi beneficiada e teremos em nosso município uma casa de extração de mel com equipamentos de última geração”, disse. Para ele, isso significa mais renda para o produtor e mais qualidade do produto para o consumidor final.

O vereador Mateus Garcia (PDT) recebeu os equipamentos junto com representantes da APA, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e da Prefeitura Foto: Divulgação TP

Na oportunidade, o parlamentar destacou o trabalho eficiente de forças do município para a concretização desse projeto. “Há também que se destacar o empenho da Prefeitura nesta ação, através do setor de projetos e licitações, na figura dos funcionários Thiago Bessa e Marco Aurélio Farias, que não mediram esforços para sanar as pendências de documentação e garantir o recurso. Além disso, foi imprescindível o esforço do vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Júlio Moreira, e do presidente da APA, Rafael Lopes, que também foram fundamentais para a realização deste empreendimento”.

Para o presidente da APA, Rafael Lopes, a chegada destes equipamentos é fundamental para atender as normas sanitárias exigidas para a comercialização do mel. De acordo com a explicação, com o iminente começo da safra de 2019, prevista para o mês de março, haverá uma estimativa de aumento de no mínimo 50% no beneficiamento de mel, saltando de quatro para oito toneladas neste ano. “O apicultor do município de Pinheiro Machado agora terá um espaço dedicado e equipado para o beneficiamento do mel. Dessa forma, pode produzir um volume significativamente maior do produto, dar mais ênfase na sua produção e, consequentemente, gerar mais renda”, concluiu.

CASA DO MEL – A casa de extração da Associação Pinheirense de Apicultores, a Casa do Mel, foi concluída no ano de 2018 a partir de recursos oriundos da Consulta Popular. Para dar início às atividades no local, a entidade, que também já havia conquistado o reconhecimento junto ao Governo do Estado como Agroindústria Familiar, esperava apenas pela chegada desse maquinário. De acordo com a diretoria, os equipamentos são uns dos mais modernos do Rio Grande do Sul e praticamente uma raridade nesse padrão.

Comentários do Facebook