POLÍTICA

Áudio vazado atribuído a vereador candiotense gera polêmica

Supostamente, Fabrício Moraes (MDB) estaria tratando da aceleração do projeto de reajuste do subsídio dos vereadores e que prevê gratificação natalina aos parlamentares

Fabrício Moraes publicou nota de esclarecimento em seu perfil de Facebook

Fabrício Moraes publicou nota de esclarecimento em seu perfil de Facebook Foto: Divulgação/Facebook TP

Um áudio vazado, que ainda não se sabe de que forma foi gravado e muito menos como vazou, atribuído ao vereador candiotense Fabrício Moraes, o Bibi (MDB), tem gerado polêmica e acabou viralizando nas redes sociais desde este sábado (23).

No áudio, onde aparentemente o vereador conversa com a presidente da Câmara de Candiota, vereadora Andréia Rangel (MDB), supostamente Fabrício estaria se referindo ao controverso projeto que tramita no Legislativo, o qual trata da regulamentação dos subsídios dos vereadores, que, entre outras coisas, institui o pagamento de uma espécie de 13º (gratificação natalina) aos parlamentares, além de um aumento no valor dos subsídios.

No trecho vazado, Fabrício estaria, em tese, articulando a aceleração da tramitação da matéria, para que ela fosse votada já nesta segunda-feira (25). Na conversa, o vereador diz que já havia falado também com o vereador Guilherme Barão (PDT) e que ele teria concordado. Ao fim do trecho, ele se refere a um possível esquecimento popular sobre os fatos.

NOTA DE ESCLARECIMENTO – Na tarde deste sábado (23), o vereador Fabrício usou o seu perfil no Facebook para emitir uma Nota de Esclarecimento. No texto, o vereador assinala que o áudio é privado e que foi vazado apenas um trecho da conversa, assinalando que houve edição e que vai se pronunciar na tribuna da Câmara nesta segunda-feira. “Está rolando na rede social áudio privado. Como tudo na rede social há um entendimento particular e distorcido da realidade do que se discute. Cada um ouve de modo pessoal e interpreta de modo particular. Sempre tive e sempre terei respeito pelos cidadãos de Candiota.O áudio foi um trecho de uma conversa onde foram tratados outros assuntos e que maldosamente alguém tirou aquele trecho… Na segunda-feira irei me pronunciar a respeito. Bom final de semana!”, escreveu ele.

PROJETO – Em ano não confirmado pelo TP, os vereadores de Candiota incluíram na Lei Orgânica Municipal (LOM), a possibilidade de pagamento da gratificação natalina e terço de férias aos parlamentares. A informação apurada é que em 2014 e em 2017 (anos em que a Câmara foi presidida por Guilherme Barão),  o chamado 13º foi pago a todos os vereadores. Nos demais anos não houve o pagamento.

Contudo, há entendimento, inclusive para evitar apontamentos do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS), que este tipo de benefício, que é legalmente possível, seja previsto em legislação própria. É este projeto, de iniciativa da atual Mesa Diretora, que está em tramitação e que supostamente o vereador Fabrício tenha tratado no áudio vazado.

SESSÃO LOTADA – Pelo que se tem visto nas redes sociais, a sessão ordinária da Câmara candiotense desta segunda-feira será bem diferente do que normalmente acontece. As galerias deverão estar lotadas e a expectativa é que todos os vereadores se pronunciem em relação ao projeto, além é claro, do pronunciamento mais esperado, que é o do vereador Fabrício.  A sessão inicia às 17h.

Comentários do Facebook