REPRESENTATIVIDADE

Bagé sediou o 1º Encontro Estadual de Conselhos de Meio Ambiente

Você ainda possui 2 notícias no acesso gratuito. Efetue login ou assine para acesso completo.

Fernando Campani (ao microfone) foi um dos coordenadores do evento Foto: Divulgação TP

Entre a noite de quinta­-feira (30) e a manhã da última sexta (31), Bagé sediou o 1º Encontro Estadual dos Conselhos Municipais de Defesa do Meio Ambiente (Comde­mas). O evento reuniu mais de 50 cidades e possibilitou a produção da Carta de Bagé que será apresentada no 2º Fórum de Gestão Am­biental, previsto para julho.

O titular da Secre­taria de Meio Ambiente de Bagé (Semapa), Nael Abd Ali, destaca que a união dos Comdemas é uma fer­ramenta para propor idéias e fiscalizar e defender o meio ambiente de forma democrática. “Nossa função é propor alternativas para o município resolver as de­mandas e políticas públicas neste sentido”, avaliou.

O objetivo principal do evento foi fortalecer a união dos Comdemas da região Sul do Brasil. “Nós da Semapa estamos muito felizes em receber mais de 50 municípios em nos­sa cidade para prestigiar este grande evento, que é inédito. Poder trazer pes­soas de todo o Estado para conhecer nossa cidade e também debater assuntos referentes ao meio ambien­te, fortalecendo as relações dos órgãos ambientais com os conselhos municipais do meio ambiente, o que é muito importante pra nós”, comentou a coordenadora de educação ambiental, Milena Hetch.

O secretário muni­cipal do Meio Ambiente de Tramandaí e ex-prefeito de Hulha Negra, Fernando Campani – um dos coor­denadores do evento e que representou a Associação Nacional dos Órgãos Muni­cipais do Meio Ambiente na ocasião, avaliou a atividade de forma muito positiva. “Bagé sediou um evento histórico porque reuniu representantes de várias ci­dades do Rio Grande do Sul em comum acordo em defe­sa da vida e da gestão am­biental municipal, trazendo conselheiros e conselheiras de diversos conselhos mu­nicipais de todas as regiões, querendo defender a cidade. O resultado dessa reunião é que está garantida a conti­nuidade do diálogo dessa representação, formando uma articulação estadual para defender as normativas e projetos dos municípios junto aos Conselhos Esta­dual e Nacional do Meio Ambiente. Também tivemos a reunião de gestores que tirou posições importantes, entre elas a Constituição dos Conselhos Dirigentes de Meio Ambiente de várias regiões do Estado, para for­talecer nossa representação e voz”, comentou.

A abertura do evento contou com a participação do prefeito em exercício bageense Manoel Machado, bem como, do prefeito de Candiota e presidente do Cideja, Adriano dos Santos, além de outras autoridades.

Comentários do Facebook