TRÁFEGO

BR-293 receberá controladores de velocidade em diversos pontos

Entre os municípios de Santana do Livramento e Pelotas, serão instalados 14 equipamentos

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) informou, por meio de nota, fez um esclarecimento acerca de um acordo judicial homologado na última segunda-feira (29) pela Justiça Federal, onde prioriza a instalação de aproximadamente 1.140 radares eletrônicos, visando o controle de velocidade em faixas de tráfego com criticidade ‘média’, ‘alta’ e ‘muito alta’, identificados em estudos realizados ainda em 2016.

Segundo o Dnit, o acordo judicial é fruto de ex­tensa negociação e foi construído consensualmente pelo Ministério da Infraestrutura, Dmit e Ministério Público Federal, o que permitiu uma redução do quantitativo de radares, contemplando a instalação de equipamentos nos pontos mais sensíveis, prioritariamente em áreas urbanas. A implantação das faixas estabelecida no acordo busca também coerência com a disponibilidade orçamentária do Dnit para tal finalidade.

Ainda de acordo com o órgão, em função do acordo, a partir de diretrizes atualizadas a serem estabelecidas pelos técnicos do Ministério da Infraestrutura, será realizado novo estudo para redimensionar a quantidade de radares, priori­zando os trechos efetivamente necessários e considerando o caráter educativo dos equipamentos.

Uma tabela enviada anexo a nota pelo Dnit mostra os locais onde deverão ser instalados os equipamentos. O TP verificou os municípios que receberão os equipamentos localizados na BR-293 e 158, na faixa compreendida entre os municípios de Santana do Livramento e Pelotas.

EQUIPAMENTOS – Segundo os dados, nesta faixa terri­torial de cerca de 345km, estão em processo de instalação dois Controladores Eletrônicos de Velocidade (CEV) – pardais, e dois Redutores Eletrônicos de Velocidades (VER) – barreiras/lombadas na BR-158, em Santana do Livramento. O município ainda receberá outros dois equipamentos na BR-293.

Também serão instalados equipamentos ao longo da BR-293, sendo dois Redutores de Velocidades em Dom Pedrito; dois Controladores Eletrônicos de Veloci­dades em Bagé; quatro equipamentos modelo Redutores em Capão do Leão e outros quatro, também modelo VER, em Pelotas.

A reportagem do TP contatou por meio de e-mail com a assessoria de Imprensa da Polícia Rodoviária Federal (PRF) para saber o posicionamento relativo a segurança diante da instalação dos equipamentos, mas até o fechamento desta edição, ainda não havia recebido retorno.

Comentários do Facebook