SEGURANÇA

Brigada Militar de Piratini irá penalizar quem descumprir a lei da cadeirinha

Comandante diz que a cadeirinha é importante para a segurança da criança

Comandante diz que a cadeirinha é importante para a segurança da criança Foto: Nael Rosa/Especial TP

O novo comandante da Brigada Militar de Piratini, Carlos Ricardo Volz Muller, enfatizou que haverá a partir de fevereiro, uma fiscalização constante com relação a motoristas de carros particulares que estiverem transportando crianças de 0 a 10 anos sem o assento conhecido popularmente como bebê conforto, cadeirinha ou cinto de segurança. Durante o mês de janeiro, a Brigada Militar está informando e conscientizando a comunidade piratiniense acerca do assunto e com isso, no próximo mês as penalidades deverão entrar vigor.

Além de ser lei, é incontestável a segurança que a cadeirinha possui para bebês e crianças. “Atendemos uma ocorrência este mês em que dois carros se chocaram de frente. Quando chegamos ao local, a criança estava sentada na cadeirinha brincando e sorrindo”, aponta o policial militar Daniel Pedra.
De acordo com o policial, as estatísticas no trânsito brasileiro justificam a constante fiscalização que está sendo realizada, já que a cada 15 minutos uma pessoa perde a vida no trânsito, enquanto que a cada 60 segundos uma pessoa é mutilada. Por isso, Pedra ressalta que mais grave que a multa e os pontos na carteira é uma criança perder a vida por não estar utilizando a cadeirinha.

De acordo com o comandante, esta é uma exigência do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e motoristas que estiverem transportando crianças entre a idade exigida poderá ser penalizado dentro do perímetro urbano pela Polícia Militar, correspondendo como multa gravíssima, que poderá chegar ao valor de R$ 293,47 e 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Ainda segundo o comandante, após os mecanismos de segurança serem criados, reduziram em 71% as mortes no trânsito e 69% os casos de internação.

NOVAS REGRAS – Para crianças de 0 a 2 anos o bebê conforto é o recomendado e deve ser utilizado posicionado de costas para o motorista. A cadeira deverá ser utilizada por crianças de 2 a 4 anos. Já para crianças de 4 a 7 anos e 5 meses, o assento elevado é o recomendado. Com isso, crianças de 7 até 10 anos deverão utilizar cinto de segurança e ocupar o banco traseiro.

Comentários do Facebook