Cactos cultivados por hulhanegrense são sucesso de vendas

Desde das 11h até agora, ele já vendeu 30 vasos

Desde das 11h até agora, ele já vendeu 30 vasos Foto: Simone Gasparoni TP

Pelo segundo ano consecutivo, o hulhanegrense Cleiton Brandão está expondo sua produção de cactos e suculentas na Semana do Colono. Ele chegou ao ginásio por volta das 11h deste sábado, 30, e já vendeu cerca de 30 vasos. Segundo ele, são plantas que requerem poucos cuidados, o que chama atenção da maioria das pessoas que querem praticidade devido à correria do dia a dia. “São resistentes à falta de água, têm um metabolismo que facilita armazenar água”, explica o morador do assentamento Conquista da Fronteira, no interior de Hulha Negra.

Cleiton Brandão se forma em Agronomia pela UFPel este ano

Cleiton Brandão se forma em Agronomia pela UFPel este ano Foto: Simone Gasparoni TP

Brandão tem 22 anos e aos 14 começou a cultivar as plantas. “Graças a um professor meu, professor Sérgio (Vargas), que me deu as primeiras mudas”, conta. Isso aconteceu quando o jovem, que em setembro se forma em Agronomia pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), fazia um curso técnico agrícola em Canguçu, no Sul do Estado. Hoje, ele conta com mais de 100 espécies de cactos e suculentas, de várias regiões do mundo, exceto do Brasil, pois a legislação proíbe o cultivo dessas plantas quando são nativas.

Os cactos estão comercializados no evento por preços que variam de R$ 8 a R$ 20. Brandão aceita encomendas pelo telefone (53) 9977-9595.

Comentários do Facebook