RECONHECIMENTO

Câmara de Candiota faz homenagens aos mineiros e entrega vulto emérito

O presidente do Sindicato dos Mineiros, Vagner Pinto, recebeu a honraria

Vagner, junto ao seu pai Getúlio, da proponente Fernanda Santos e familiares

Vagner, junto ao seu pai Getúlio, da proponente Fernanda Santos e familiares Foto: J. André TP

Por proposição da vereadora, hoje licenciada, e atual secretária de Planejamento, Fernando Santos, a Câmara de Vereadores de Candiota prestou uma homenagem como vulto emérito candiotense, ao presidente do Sindicato dos Mineiros de Candiota, Vagner Pinto. A homenagem também foi estendida a todos os mineiros, por proposição do vereador João Roberto da Costa (PT), pois a Sessão Solene realizada na última segunda-feira (4), exatamente no Dia do Mineiro.

Com a presença dos vereadores, do prefeito Adriano dos Santos, mineiros e familiares de Vagner, entre outras lideranças, a sessão contou um pouco da trajetória de lutas do sindicalista, que nos últimos tempos tem se destacado na defesa do carvão mineral e agora recentemente lidera a luta contra a privatização da Companhia Riograndense de Mineração (CRM).

Nascido em Candiota, Vagner é filho de mineiro. Aliás, o seu pai, Getúlio Pinto, de 87 anos, prestigiou o evento. Vagner lembrou, emocionado, que o pai se aposentou com 35 anos de serviços na CRM e sofreu talvez um dos acidentes mais graves da Mina de Candiota, quando acabou perdendo uma das pernas.

Se dizendo honrado pela lembrança, Vagner repartiu a honraria com todos os mineiros e também com os colegas diretores do Sindicato, o qual ele comanda há 11 anos, mesmo já estando aposentado da CRM. “Para nós essa homenagem é um gás a mais para seguirmos lutando contra a venda de nossa empresa e na defesa dos trabalhadores, do carvão, de Candiota e de nossa região”, assinalou.

A proponente Fernanda lembrou que em suas veias correm a luta sindical e por isso sua admiração e carinho por Vagner. “Esse é um momento de resistência e ameaça aos direitos dos trabalhadores e ele representa essa luta”, enumerou ela.

O prefeito Adriano destacou que sempre será um aliado da luta dos trabalhadores e que nesta ‘guerra’ ele possui um lado bem definido. Para ele, Vagner encarna uma espécie de símbolo da luta pela CRM pública e pelos direitos trabalhistas. “Ele traz esta simbologia do momento difícil que atravessamos e por isso a homenagem é tão justa”, afirmou.

Para o presidente da Câmara, Guilherme Barão (PDT), que conduziu a Sessão Solene, Vagner é a representação do trecho do hino nacional, que foi entoado no início do evento. “Ele não foge a luta e nos dá coragem e incentivo para também não frouxarmos o ‘garrão’ por uma CRM pública”, disse.

Prefeito Adriano dos Santos e presidente da Câmara Guilherme Barão  fizeram a entrega de uma placa ao homenageado Vagner Pinto

Prefeito Adriano dos Santos e presidente da Câmara Guilherme Barão fizeram a entrega de uma placa ao homenageado Vagner Pinto Foto: J. André TP

 

Lideranças sindicais, comunitárias e mineiras prestigiaram a sessão solene

Lideranças sindicais, comunitárias e mineiras prestigiaram a sessão solene Foto: J. André TP

Comentários do Facebook