INDEPENDÊNCIA DO BRASIL

Caminhadas cívicas reúnem centenas em Candiota e Piratini

Desfile da banda da escola Professora Inácia Machado da Silveira emocionou em Piratini Foto: Maurício Goulart/Especial TP

Os municípios de Candiota e Piratini realizaram suas caminhadas cívicas reunindo centenas de pessoas. Candiota realizou o desfile na data certa, no dia 7 de setembro e a Capital Farroupilha adiou e fez o ato no sábado (9). Em Pinheiro Machado houve o encerramento das comemorações na praça central, sendo que o desfile foi realizado no domingo (5), assim como, o de Hulha Negra.

No município de Pedras Altas, o desfile cívico acontece nesta terça-feira (12), na praça Dona Joaquina de Assis Brasil, com o acompanhamento da banda Padre Libório Coerch, de Herval.

 

CANDIOTA – As comemorações do Dia da Pátria na Capital do Carvão foi realizada durante a manhã do dia 7, com a presença de bom público na avenida 24 de Março, na sede do município.

Foram 27 representações presentes, entre escolas municipais, estaduais e entidades, que caminharam sob tema principal “Candiota: Promovendo Desenvolvimento e Sustentabilidade”. As bandas marciais das escolas Jerônimo Mércio da Silveira e Seival animaram o evento.

Um protesto de professores em função do parcelamento de salários por parte do governo do Estado também teve espaço durante a caminhada.

No final do evento, o prefeito Adriano dos Santos encerrou a Semana da Pátria 2017, com a extinção do fogo simbólico. A organização da caminhada foi da Secretaria Municipal de Educação.

 

PIRATINI – O desfile cívico que havia sido cancelado no dia 7 de setembro por causa do mau tempo aconteceu na tarde do último sábado (9). Durante a tarde escolas de ensino infantil, entidades como a Apae, bem como escolas do município, fizeram suas apresentações com a presença de uma bom público na avenida Maurício Cardoso.

O destaque foi para a escola Professora Inácia Machado da Silveira, que no ano passado teve praticamente todos os instrumentos da banda marcial queimados e durante a tarde de sábado fez sua apresentação e deixou a comunidade bastante emocionada.

Como já anunciado, as escolas estaduais Ponche Verde e Adão Pretto não desfilaram em protesto contra o parcelamento de salários.

 

PINHEIRO MACHADO – Um ato na Praça Central, na tarde de quinta-feira (7), marcou o encerramento das festividades da Semana da Pátria em Pinheiro Machado.  Militares do 25º Grupo de Artilharia da Campanha (GAC), de Bagé, desfilaram ao som da Banda da Escola Manoel Lucas Prisco. O MC Taikiro, jovem pinheirense que recentemente venceu a Batalha do Conhecimento, da RBS TV, também se apresentou ao público presente.

Estudantes do Pelotão Mirim da Brigada Militar fizeram a guarda do fogo simbólico e, ao término da solenidade, extinguiram a chama.

 

Alunos do CRA de Candiota também desfilaram o orgulho ao Brasil Foto: J. André TP

 

Prefeito de Candiota concede licença para a retirada da banda da escola Jerônimo Foto: J. André TP

 

Semana da Pátria de Pinheiro Machado encerrou com apresentação militar Foto: Divulgação TP

Comentários do Facebook