SAÚDE

Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe começou nesta semana

Na primeira fase, as doses serão destinadas às crianças, gestantes e puérperas

Você ainda possui 2 notícias no acesso gratuito. Efetue login ou assine para acesso completo.

A imunização, este ano, foi antecipada em cerca de 15 dias Foto: Divulgação TP

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe começa nesta quarta-feira (10) em todo o país. De acordo com o Ministério da Saúde, a imunização, este ano, foi anteci­pada em cerca de 15 dias em relação aos anos anteriores, quando a campanha teve início na segunda quinzena de abril.

Nesta primeira fase, de acordo com informações da Agência Brasil, serão priorizadas crianças com idade entre 1 ano e 6 anos, grávidas em qualquer perí­odo gestacional e puérperas (mulheres até 45 dias após o parto). A escolha, segundo o ministério, foi feita por cau­sa da maior vulnerabilidade do grupo.

De acordo com infor­mações obtidas no Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI), em 2019, nesta fase inicial os alvos dos municípios de cobertura do TP impresso totalizam 2.524 pessoas (ver detalhamento na tabela).

SEGUNDA FASE – A par­tir de 22 de abril, todo o público-alvo da campanha poderá receber a dose – incluindo trabalhadores da saúde, povos indígenas, idosos, professores de es­colas públicas e privadas, pessoas com comorbidades e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, funcionários do sistema prisional e pessoas privadas de liberdade.

A escolha dos grupos prioritários segue reco­mendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). A definição, de acordo com o ministério, também é res­paldada por estudos epide­miológicos e pela observa­ção do comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente o vírus da gripe. A meta é imunizar pelo menos 90% dos grupos elegíveis para vacinação.

2.524 pessoas fazem parte dos alvos de imunizações entre os municípios de cobertura do TP impresso na primeira fase Foto: Arquivo TP

CANDIOTA – De acordo com o secretário de Saú­de, Gil Deison Pereira, a vacinação acontece todos os dias, durante o horário de funcionamento habitual dos postos, em Seival, Vila Operária, João Emílio e na sede do município. Na Oito de Agosto, às quartas-feiras; e na Vila Residencial, às quintas-feiras pela manhã.

HULHA NEGRA – Na sede do município, as doses serão aplicadas na sala de vacinas do Centro de Atendimento Integrado a Saúde (Cais), das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30. Conforme informou a responsável pelo setor, Rosangela Araujo, os atendimentos do interior ocorrerão de acordo com o cronograma da equipe do Estratégia de Saúde da Família (ESF).

PEDRAS ALTAS – Segundo informações da equipe res­ponsável, as vacinas serão feitas na Policlínica, das 8h às 12h e das 13h às 18h. No interior, seguem conforme calendário dos ESF, nos dias de atendimento.

PINHEIRO MACHADO – Conforme repassado pelo secretário de Saúde e Ação Social, Éliton Rodrigues, a campanha de vacinação acontece de modo descen­tralizado, diretamente em cada Unidade Básica de Saúde (UBS), das 13h às 17h. No interior, conforme o cronograma de atividade habitual.

Comentários do Facebook