20 DE SETEMBRO

Candiota acenderá Centelha Crioula da 18ª Região Tradicionalista

Você ainda possui 2 notícias no acesso gratuito. Efetue login ou assine para acesso completo.
Julia Graziela defendeu proposta em São Gabriel

Neste domingo (27), uma equipe da Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude e da Secretaria de Turismo, acompanhados de entidades tradicionalistas e da Associação de Cavaleiros de Candiota (ACC), es­tiveram em São Gabriel no 190° Encontro de Patrões, Prendas e Peões da 18ª Região Tradicionalista (RT), que aconteceu no CTG Lenços Brancos do Bom Fim.

Na oportunidade, o município propôs que em 2019 aconteça o acendimento da chama da 18ª RT em Candiota. A proposta foi aceita por unanimidade pelo presidente do MTG, Nairo Callegari e pelos municípios que integram a 18ª RT.

De acordo com os de Cultura, Sérgio Mar­ques, o município é um grande detentor de um pedaço da história do Rio Grande do Sul. “E no momento essa história está adormecida dentro do cenário tra­dicionalista, queremos migrar para um momento de despertar e de visibilidade dentro da 18ª RT”, afirmou, ao destacar que essa conquista foi possível graças a motivação de todos que trabalharam para isso.

De acordo com a coordenadora de Tradi­cionalismo do município, Júlia Graziela Azambuja, esse primeiro momento é de reflexão. “A partir de agora estaremos engajados nesse propósito, agora inicia o trabalho mais forte com as entidades, com a associação e comunidade tradicionalista de Candio­ta, para que todos tenham a informação e saibam a importância que esse evento vai trazer pro município de Candiota”, falou.

Júlia destacou ainda a importância de ter o poder executivo apoiando as atividades. “À frente da Secretaria de Cultura temos um líder visionário que apesar de carioca, estuda nossa história e enxerga o tradicionalismo como forma de construção cultural dentro do município, e a questão de termos um prefeito que tem o tradicionalismo enraizado nele, faz com que todas as atividades que são propostas, sejam realizadas com muito êxito”, afirmou.

A ideia é que no dia 17 de agosto, na cidade de Tenente Portela, a 18ª RT com sua comitiva acenda a centelha da chama oficial do Rio Grande do Sul. A chama virá para Candiota, onde ficará de 18 a 23 de agosto com programação entre as entidades tradicio­nalistas do município.

No dia 23 de agosto, por meio da Associação de Cavaleiros de Candiota (ACC), a chama oficial será conduzida para a cidade de Caçapava do Sul, por ser considerada a 2ª Capital Farroupilha. Já no dia 25 de agosto, a ACC parte em direção ao Marco do Seival, com previsão de chegada para dia 31 de agosto quando ocorre a cerimônia de geração da Chama da Proclamação da República Riograndense. Já no dia 1º de setembro acontece a fusão da cente­lha da chama Crioula oficial do RS com a chama da Proclamação da República Riograndense, às 9h, no marco de Seival, e distribuição de chama para 18ª Região. Para concluir, do dia 1º ao dia 10 de setem­bro, as cidades deverão agendar o seu acendimento, finalizando as atividades no dia 11 com a distribuição da chama para o município de Candiota.

EVENTOS DO MTG – O município irá sediar, neste ano, a regional do Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart), sendo o 1º Festival do CTG Luiz Chirivino. O evento está marcado para o dia 7 de julho, na praça Dario Lassance, nas modalidades: declamação, solis­ta vocal, dança de salão, chula e danças tradicionais. Candiota também irá receber o Circuito da 18ª RT. O evento será no CTG Candeeiro do Pago juntamente com o Pago em Dança.

Comentários do Facebook