NEGOCIAÇÃO SALARIAL

Candiota concede o maior índice de aumento salarial do RS ao funcionalismo

Sindicato e Executivo, depois de várias negociações, fecharam acordo

Sindicato e Executivo, depois de várias negociações, fecharam acordo Foto: Divulgação TP

Depois de várias negociações, a Prefeitura de Candiota e o Sindicato dos Municipários (Simca) celebraram acordo em torno da negociação salarial do funcionalismo público municipal, que tem sua data-base em 1º de abril.

Conforme o acordado, a reposição salarial será de 4,5%, sendo 4% agora (retroativo a abril) e mais 0,5% em setembro deste ano também retroativo a abril sobre o Piso Municipal de Salários (PMS).

Com os índices, a Prefeitura concede 2,68% de reposição da inflação medido pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor – Amplo (INPC-A) em março deste ano (acumulado dos últimos 12 meses) e mais 1,82% de aumento real. Além disso houve aumento de 17,4% no vale-alimentação passando a R$ 27,00 por dia. Segundo a Confederação Nacional do Municípios (CNM) , a medida representa o maior índice entre todas as prefeituras do RS.
Para o prefeito Adriano dos Santos há um entendimento por parte do seu governo de que o momento de crise que o país vem passando afeta os municípios e também as pessoas. “Por isso nos solidarizamos e entendemos a necessidade de uma reposição salarial dentro das possibilidades municipais. Queríamos poder até dar um índice maior, porém o momento não permite. Agradecemos a categoria na pessoa do presidente do Simca pelo entendimento deste momento”, assinalou.

O secretário municipal de Finanças e Administração, Alexandre Vedooto, destacou que a reposição é fruto de um esforço e também de um entendimento político da municipalidade. Ele lembrou que o governo federal congelou gastos com pessoal, saúde e educação por 20 anos; o governo do Estado não deu qualquer reposição pelo terceiro ano consecutivo, bem como, a Prefeitura de Porto Alegre, que congelou os salários e tem um índice de folha superior a 88%. “Pelotas concedeu reajuste de 4,3% para um PMS de R$ 478 e Bagé parcelou 1,81% em três vezes (0,31% em junho, 0,53% em outubro e 1% em dezembro”, disse.

O projeto da reposição salarial do funcionalismo de Candiota já tramitou e foi aprovado por unanimidade pela Câmara de Vereadores em sessão extraordinária realizada nesta quarta-feira (23). “Agradecemos os servidores que se fizeram presentes nas assembleias e os parabenizamos pelo debate construtivo. Queremos agradecer também a sensibilidade da Administração”, assinalou o presidente do Simca, Marcelo Belmudes.

Comentários do Facebook