AGRICULTURA E PECUÁRIA

Candiota coordenará projeto binacional para jovens rurais

Projeto envolve Brasil e Uruguai, sendo a coordenadoria do lado brasileiro feita pelo município

Você ainda possui 2 notícias no acesso gratuito. Efetue login ou assine para acesso completo.

A comitiva foi até o assentamento Companheiros de João Antônio, onde trocaram ideias sobre o projeto Foto: Léo Nunes/Especial TP

Visando firmar par­cerias para desen­volver um programa para jovens rurais de zona de fronteira, nesta semana, o prefeito de Candiota, Adriano dos Santos, re­cebeu o embaixador do Uruguai para Assuntos Afrodescendentes, Romero Rodriguez, que é também diretor da unidade Étnico Racial do Ministério de Relações Exteriores do Uruguai.

No encontro, ficou definido que Candiota co­ordenará o lado brasileiro desse programa binacional que tem como meta apoiar as iniciativas existentes e fazer um intercâmbio de experiências entre os jovens com temas ligados à agricultura e à pecuária familiar. “A ideia é oferecer aos jovens trocas de co­nhecimentos, interligando Brasil e Uruguai, além de potencializar a comercia­lização de artesanatos e produtos coloniais”, rela­tou Lorena Ferreira, que está à frente deste projeto no município.

Em Candiota, Ro­driguez esteve no assenta­mento Companheiros de João Antônio reunido com a comunidade “Quilombo Candiota”, presidida por Osmar Conceição. Na opor­tunidade se trocou ideias e foi feita uma avaliação do que o município tem de po­tencial e dificuldades para levar o projeto adiante.

Embaixador (D) conheceu o projeto das Sementes Bionatur Foto: Léo Nunes/Especial TP

Na oportunidade, o prefeito Adriano destacou que está muito contente com essa parceria. “Já te­mos uma relação estreita com o Uruguai e esse pro­jeto só vem a somar no município. É uma maneira de combatermos o êxodo rural e proporcionarmos boas oportunidades para os nossos jovens”, falou.

Na sua estada no Brasil, além de Candiota, Rodriguez, acompanhado do diretor da Assessoria e Consultoria em Relações Internacionais e Integração Regional (Apoena), Glécio dos Santos, e da coorde­nadora Lorena, visitou os municípios de Aceguá, Bagé e Jaguarão.

Segundo Glécio, já existe uma tratativa com o município de Río Branco, onde terá um centro de ca­pacitação, em que os jovens aprenderão diversos ofícios do campo – como manejo do gado, produção leiteira e produção de sementes.

A ideia é que seja realizado um encontro em Río Branco ainda no mês de abril. Durante o even­to serão levadas repre­sentações dos municípios brasileiros. “Mais adiante queremos que aconteça um encontro em Candiota, onde os jovens farão ofi­cinas e turismo regional”, explicou Lorena.

Comentários do Facebook