FALTA DE CHUVA

Candiota decreta situação de emergência devido à estiagem

A situação é crítica em diversos municípios do Rio Grande do Sul Foto: Divulgação TP

A Prefeitura de Candiota decretou, na última sexta-feira (27), situação de emergência devido à baixíssima precipitação pluviométrica dos últimos meses de 2019 e durante este ano. Conforme repassado pela assessoria de imprensa, os volumes têm sido insuficiente para captação e reposição de volume nos açudes no município.

As previsões também não são favoráveis para a região: não há expectativa de chuva por no mínimo 20 dias, tornando a situação ainda mais preocupante. De acordo com o prefeito Adriano dos Santos, o decreto de emergência é um procedimento que vem sendo feito por todos os municípios da zona sul do Estado.

Sobre as medidas já tomadas, o gestor relata a locação de um caminhão pipa desde dezembro para levar água ao interior do município para o consumo das famílias. “Também solicitamos ao Exército mais um caminhão e já locamos mais um para esta semana. Fato é que, infelizmente, a perda nas lavouras já é muito intensa”, afirmou.

Além disso, até a semana passada o abastecimento intercalava em um dia sim e outro não, mas nesta semana o serviço já foi intensificado e está sendo realizado diariamente. Mais de 100 famílias estão sendo atendidas. A Secretaria de Agropecuária informou que esta situação está causando sérios danos ao setor agropecuário por insuficiência de água no interior do município, afetando principalmente a atividade leiteira e a produção de sementes e hortaliças.

Comentários do Facebook