SAÚDE

Candiota é destaque nos índices de imunização contra pólio e sarampo

Em Pinheiro Machado, uma nova ação será promovida na segunda-feira (27)

Você ainda possui 2 notícias no acesso gratuito. Efetue login ou assine para acesso completo.
Em Pedras Altas, o dia D foi de muita descontração e contou com a participação do Zé Gotinha

Em Pedras Altas, o dia D foi de muita descontração e contou com a participação do Zé Gotinha Foto: Divulgação TP

No último sábado (18), todo o país se mo­bilizou para o dia D da campanha de vacinação contra a poliomielite e o sarampo a fim de imunizar crianças de 0 a 5 anos in­completos – até 4 anos, 11 meses e 29 dias. Conforme divulgado pelo TP na última semana, os municípios da região de cobertura promo­veram ações para receber os pequenos e vaciná-los contra ambas as doenças.

Nesta quinta-feira (23), as equipes de saúde atualizaram os números de doses aplicadas no públi­co alvo da campanha (ver tabela) e alertaram quem ainda não compareceu às Unidades Básicas de Saúde. De acordo com a enfermeira responsável pelas imuniza­ções em Candiota, Ariadne da Costa, houve uma grande adesão da comunidade no dia D e o índice de quase 100% foi alcançado mais rápido do que pensavam. “Candiota é um município atípico porque mantém uma estrutura descentralizada de atendimento. É um municí­pio pequeno, mas contamos com seis Unidades de Saúde, e dessas seis, quatro tem va­cinador todos os dias. Então por isso que talvez Candiota se distingue dos outros – nós temos que manter uma roti­na de atendimento gigante, como se fosse um município muito maior e temos essa estrutura montada”, desta­cou.

tabela vacinas

Em contrapartida, a responsável pelo setor de imunizações em Hulha Ne­gra, Rosangela Araújo, disse que há uma baixa adesão da população da sede do mu­nicípio. “No dia D da cam­panha, levamos uma equipe volante e imunizamos um bom público do interior. Apesar disso, os que moram na sede têm procurado pou­co a Unidade de Saúde. Faço um alerta para que os pais e responsáveis tragam seus filhos para vacinarmos”, pontuou a profissional.

Além disso, em Pi­nheiro Machado, 172 crian­ças foram vacinadas apenas no sábado. De acordo com o secretário de Saúde e Ação Social, Éliton Rodrigues, ainda é preciso aumentar os índices entre os pinhei­renses. “Apesar do expres­sivo número de crianças vacinadas no dia D, estamos promovendo uma nova ação em parceria com as escolas de educação infantil do mu­nicípio para que os pais se mobilizem”, pontuou.

Esta segunda ação está marcada para a próxi­ma segunda-feira (27), em frente ao Teatro Municipal, na Praça Angelino Goulart. Nesse dia, além das equipes de saúde à disposição para a imunização de crianças de 0 a 5 anos incompletos, das 9h às 16h, também será disponibilizado brinquedos infláveis para divertir o pú­blico infantil. O secretário alerta que é indispensável levar a carteira de vacina­ção. Nesta quinta-feira (23), a Vila Umbu também recebeu equipes para que a população de todas as idades pudesse ser imunizada na lo­calidade. Além da vacina da poliomielite para o público infantil, os adultos tiveram a oportunidade de serem vacinados contra o sarampo. A ação aconteceu na Unida­de Básica de Saúde e até o fechamento da edição o TP não havia sido comunicado sobre a adesão da comunida­de.

 

Comentários do Facebook