Candiota e o empreendedorismo crescendo juntos há 28 anos

Clarque Rostan é o atual presidente da Acisa e da CDL de Candiota Foto: J. André TP

Qualificar candioten­ses e oferecer serviços que até então só poderiam ser en­contrados nos municípios vi­zinhos. É com essa visão que atua o jovem empreendedor, Clarque Rostan. Proprietário de uma loja de informáti­ca, ele atualmente também preside duas importantes instituições voltadas ao de­senvolvimento local: a Asso­ciação Comercial, Industrial de Serviços e Agronegócio (Acisa) e a Câmara de Diri­gentes Lojistas (CDL).

Desde pequeno moran­do em Candiota, o jovem de 34 anos acompanhou todo o processo de emancipação do município. Para ele, sem dú­vidas esse foi um importante passo em nome do progresso. “Estudei na escola Dario Lassance, Jerônimo Mércio da Silveira e fiz uma forma­ção técnica em Informática. Atualmente sou acadêmico do curso de Filosofia (licen­ciatura) pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) no polo de Hulha Negra. Acredito que a qualificação é primordial para que as coisas evoluam”, disse.

Por falar em qualifi­cação, Clarque conta com o maior orgulho sobre as aulas ministradas em sua empresa – até 2005 Comander.com e a partir de 2008 a Mástter Informática, franqueada à Micro Vip, de Avaré, mu­nicípio do interior do Esta­do de São Paulo. Além de treinamento profissional, a loja é especializada em equipamentos de informática e de celular, manutenção de computadores e impressoras. “Nesse tempo como instrutor de informática já qualifiquei mais de mil pessoas dentro da cidade de Candiota. Parece pouco, mas a gente sempre trabalhou com no máximo seis computadores e já são mais de mil pessoas forma­das e inseridas no mercado de trabalho. Fico muito feliz em saber que tenho ex-alunos engenheiros de computação, engenheiros civis, médicos, enfermeiros e várias outros profissionais que eu consegui deixar a minha contribuição. Também fico satisfeito em saber que muitos deles se formaram fora da cidade de Candiota, mas retornaram para atuar aqui”, contou.

Além disso, como em­preendedor e representante da categoria, Clarque en­tende que todos têm o seu espaço e que é necessário investimento em prestação de serviços e qualidade de atendimento para garantir que os candiotenses invistam no comércio local. “Entendo que o grupo formado com a Acisa, CDL e demais empre­sários vão poder alavancar as vendas. Precisamos fomentar as parcerias com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Se­brae) e outras importantes instituições para que tenha­mos preços competitivos em relação às cidades da região. Juntos podemos transformar a cidade de Candiota em uma importante referência no co­mércio”, prospecta.

Como presidente das associações e projetando que o desenvolvimento local está constantemente relacionado à questão comercial, Clarque pensa em uma sede própria para reunir os associados e receber visitantes. “O grande desafio da nova diretoria é fazer com que o comércio local cresça cada vez mais. Precisamos fazer com o que a população daqui e o pessoal que trabalha dentro da cidade de Candiota compre dentro da cidade de Candiota. En­tendo que só a qualificação e a união do próprio comércio irão fazer com que ele cresça como um todo”, disse.

Clarque tinha apenas seis anos de idade quando Candiota foi emancipada, mas parece que desde aque­la época já estava atento ao tanto de avanços que essa independência poderia tra­zer – para o município e para quem opta por garantir seu sustento empreendendo. “Eu sou só um pouquinho mais velho que Candiota, lembro do primeiro aniversário da cidade e acompanhei todo esse desenvolvimento. Des­de novo tento trazer o que a cidade ainda não oferece e me considero sim uma das pessoas que ajudou a cidade a crescer e se desenvolver em relação à tecnologia e à qualificação. Diversos em­preendedores também fazem isso e todos crescemos juntos com Candiota todos os dias”, finalizou.

 

Comentários do Facebook