EDUCAÇÃO

Candiota é objeto de estudo para projeto de futuros arquitetos e urbanistas da UFPel

Planejamento urbano e análises morfotipológicas foram apresentadas

A turma de Planejamento Urbano esteve em Candiota apresentando o projeto Foto: Divulgação TP

Nesta quinta-feira (19), alunos do oi­tavo semestre do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universi­dade Federal de Pelotas estiveram no Centro de Eventos para apresentar os resultados de um projeto desenvolvido na disciplina de Desenho Urbano 2. Na oportunidade, os discentes mostraram os resultados das análises morfotipoló­gicas do distrito de Seival. Durante todo o semestre, o trabalho esteve sob a coor­denação dos professores Ana Lúcia de Oliveira e Sylvio Arnoldo Jantzen.

De acordo com a professora Ana Lúcia, Candiota é uma cidade poli nucleada, em razão das várias usinas termoelétricas implantadas desde a década de 1950. O Cen­tro Histórico analisado, o núcleo do Seival, tem um passado que remonta à Revolução Farroupilha. “A geratriz do núcleo urbano foi a Estação Ferroviária e, posteriormente, foi feito loteamento naquele entor­no, que abarcou as pré­-existências das estâncias que se haviam instalado naquela localidade. As diretrizes urbanas apresen­tadas têm como objetivo a preservação das pré-exi­tências significativas do núcleo de Seival: as edi­ficações e a forma urbana do conjunto”, explicou.

Cartão de visita do projeto mostra os municípios já estudados Foto: Gislene Farion TP

Ainda no início de dezembro, os alunos e professores de Planeja­mento Urbano da FAUrb apresentaram os primeiros produtos de planejamento urbano em atividade de Ensino e Extensão. A ci­dade de Candiota também foi o objeto de estudo. O trabalho trata de levanta­mento do ambiente natural e urbano, com propostas iniciais para o futuro da cidade, com diversos tempos e possibilidades. Nessa etapa, os projetos dos alu­nos incluem preservação e zoneamento ambiental, traçado da cidade e sistema de espaços abertos.

Para os professores Luana Detoni e Maurí­cio Polidori, esse tipo de projeto representa uma oportunidade para a UFPel exercer importante papel no desenvolvimento re­gional e nas cidades de sua área de influência. “O resultado esperado é que a Prefeitura ganhe em autonomia e qualidade, enquanto que alunos e pro­fessores realizem efetivem uma prática pedagógica fundada na associação da teoria e da prática, na ação concreta e na crítica das ci­dades contemporâneas”.

Para o secretário de Cultura, Sérgio Marques, a parceria entre a Prefeitura de Candiota e a Universi­dade Federal de Pelotas é singular e extremamente importante. “Ambos os projetos serão concedidos ao Governo Municipal que poderá executá-los ou tomar ações baseadas nas áreas dostemas de estudo. É interessante destacar que um projeto como este, se fosse contratado um escritório de arquitetura para realização, custaria um grande valor para o município e hoje, neste modelo de parceria com a UFPel, estamos con­seguindo avançar nestas áreas através do conhe­cimento desses futuros profissionais, sob a co­ordenação de excelentes professores”, disse.

Para o TP, o se­cretário da pasta ressal­tou ainda que o trabalho conta com o apoio técnico da Secretaria de Planejamento, representada pelo arquiteto Jorge Moisés, e da Secretaria de Turismo, com o coordenador Adil­son Lucena.

Comentários do Facebook