PADROEIRA

Candiota e Piratini celebram Imaculada Conceição

Nossa Senhora da Imaculada Conceição

Nossa Senhora da Imaculada Conceição Foto: Divulgação TP

Os dois municípios possuem como padroeira, Nossa Senhora Imaculada Conceição. A data celebrada é nesta sexta-feira (8), feriado nos dois municípios. Em comemoração a data, uma programação especial foi programada nas duas cidades.

53ª Festa da Padroeira em Candiota

Festa costuma reunir centenas de pessoas da comunidade

Festa costuma reunir centenas de pessoas da comunidade Foto: Arquivo TP

Por mais um ano a comunidade de Candiota se prepara a Festa da Padroeira, em homenagem a Nossa Senhora da Imaculada Conceição. Os festejos iniciam no dia 5 de dezembro, com uma programação religiosa, na praça Dario Lassance, Sede de Candiota.

Nos dias 5 e 6, ocorre o tríduo, partir das 19h30, na igreja Imaculada Conceição, em p-reparação para a festividade. Um dos momentos mais importantes ocorrerá no dia 7. A tradicional procissão luminosa deverá ter início às 21h, com concentração no ginásio Dario Lassance. A procissão percorrerá o seguinte trajeto, até chegar a igreja: rua Francisco Assis do Pinho, João Magalhães, Ulisses Guimarães, Telmo Amestoy, 24 de Março, Norberto Nunes, Luiz Chirivino, Maurício Infantini Filho e 24 de Março.

No último dia de festa, 8 de dezembro, data de comemoração da festa da Imaculada Conceição, feriado em Candiota, ocorre uma programação sócio-cultural. A partir das 12h um almoço acontecerá no galpão do produtor e ás 14h, o desfile das bonecas da festa. A festividade terá continuidade com um bingo da comunidade, com cartelas ao valor de R$ 10 (3 cartelas) ou R$ 4 (uma cartela). Já a partir das 17h estão previstas apresentações culturais.

Segundo o Frei César Machado, a expectativa é de uma boa presença do povo das Comunidade Imaculada Conceição e da cidade de Candiota. “A festa está sendo bem preparada por muitas pessoas da comunidade e da Prefeitura, que presta total apoio através da Secretaria de Cultura. Juntamente com o Frei Rinaldo Eberle, convido a todos para participar deste momento de festa e celebração da fé”, pondera.

REFERÊNCIA UNIVERSAL – A Imaculada Conceição é, segundo o dogma católico, a concepção da Virgem Maria sem mancha (“mácula” em latim) do pecado original. O dogma diz que, desde o primeiro instante de sua existência, a Virgem Maria foi preservada por Deus, da falta de graça santificante que aflige a humanidade. Também professa que a Virgem Maria viveu uma vida completamente livre de pecado. A festa da Imaculada Conceição, foi definida como uma festa universal em 1476 pelo Papa Sisto IV. A Imaculada Conceição foi solenemente definida como dogma pelo Papa Pio IX em sua bula Ineffabilis Deus em 8 de Dezembro de 1854. A Igreja Católica considera que o dogma é apoiado pela Bíblia bem como pelos escritos dos Padres da Igreja, como Irineu de Lyon e Ambrósio de Milão.

 

Novena marca comemorações em Piratini

Momentos diversificados estão programados para as comemorações em homenagem a padroeira

Momentos diversificados estão programados para as comemorações em homenagem a padroeira Foto: Maurício Goulart/Especial TP

Teve inicio na última quarta-feira (29), a tradicional comemoração das Novenas alusivas a festa da Padroeira de Piratini, Nossa Senhora da Imaculada Conceição, que é comemorada no dia 8 de dezembro. O evento acontece na Praça da Igreja Matriz. A Prefeitura Municipal de Piratini, através da Secretaria de Urbanismo, realizou no inicio da semana um mutirão de limpeza e pintura do local, a fim de receber a comunidade piratiniense.

Durante os dias diversas atrações são esperadas para homenagear a padroeira. Escolas e artistas locais irão alegrar as noites da comunidade piratiniense, que anualmente prestigia o evento que dá brilho a linda e histórica Praça da Igreja Matriz. Durante cada noite de festejos, um tema decorrente da crença católica e seus ensinamentos serão discutidos por palestrantes e logo após, a diversão e o entretenimento fica a cargo da participação das escolas e músicos de Piratini.

O momento, de acordo com padre Ademar José, responsável pela paróquia do município, é para que a diversidade de crenças esteja presente e encante ainda mais os festejos. “Este é um espaço para todas as religiões, garante o padre, ao lembrar que é neste ambiente, onde se encontram famílias, que serão preparadas para o espírito de final de ano.

Serão dez dias de festa e homenagens a Nossa Senhora da Conceição. Na manhã desta sexta-feira (8), feriado municipal em Piratini, haverá uma procissão motorizada. O momento de fé está previsto para iniciar às 8h45, com saída da gruta na ERS-702. Às 9h30, concentração para acompanhamento a pé da procissão da padroeira até a Igreja Matriz. Uma missa está marcada para às 10h e o almoço festivo na praça da Bandeira, está previsto para às 14h.

Comentários do Facebook