ESTIAGEM

Candiota estuda decretar emergência

Na região, Pedras Altas e Hulha Negra já tomaram a medida

Entidades se reuniram com o prefeito esta semana

Entidades se reuniram com o prefeito esta semana Foto: J. André TP

A estiagem tem castigado a região. O fenômeno La Niña, que é o resfriamento das águas do Oceano Pacífico, provoca falta de chuvas, principalmente no sul do continente americano. Pedras Altas e Hulha Negra já contabilizaram os prejuízos e decretaram situação de emergência.

Esta semana, depois de uma recomendação do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (Comder), a Prefeitura de Candiota, a Emater local e entidades rurais, com acompanhamento da Coordenadoria Municipal da Defesa Civil, já estão realizando os levantamentos dos prejuízos para uma possível decretação de emergência. O prefeito Adriano dos Santos acompanhou os trabalhos.

Segundo o coordenador local da Defesa Civil, Milton Piazza, os números preliminares indicam prejuízos significativos. “Vamos avaliar e já estamos acionando a Coordenadoria Regional da Defesa Civil para nos auxiliar”, disse.

PREJUÍZOS – Os levantamentos ainda não oficiais indicam um prejuízo de R$ 8 milhões com a soja, quebra de 30% na produção leiteira e parte das culturas olerícolas (sementeiras) sequer foram plantadas por falta de umidade, bem como, há perda nas lavouras.

Além disso, já falta água para consumo humano e dos animais em algumas localidades do interior (que estão sendo abastecidas por caminhões-pipas), bem como, na cidade há um decreto em vigor que coíbe o desperdício de água.

Comentários do Facebook