EDUCAÇÃO

Candiota passa a ter duas escolas-piloto do programa Novo Ensino Médio

Para a partir de 2020, previsão é de que as escola estaduais Jerônimo Mércio da Silveira e Francisco Assis Rosa de Oliveira (FARO) contem com formações técnicas no ensino médio

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Coordenadoria da 13ª CRE esteve reunida com o Governo de Candiota
e representantes das escolas-piloto Foto: Gislene Farion TP

A Lei nº 13.415/2017 alterou a Lei de Dire­trizes e Bases da Edu­cação Nacional e estabeleceu uma mudança na estrutura do ensino médio, ampliando o tempo mínimo do estudante na escola de 800 para 1.000 horas anuais e definindo uma nova organização curricular, mais flexível, que contemple uma Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a oferta de diferentes possibilidades de escolhas aos estudantes.

A mudança tem como objetivos garantir a oferta de educação de qualidade à todos os jovens brasileiros e de aproximar as escolas à realidade dos estudantes de hoje, considerando as novas demandas e complexidades do mundo do trabalho e da vida em sociedade. A Reforma também objetiva combater alguns dos maiores problemas enfrentados nesta fase do ensino, a evasão escolar. Quase 2 milhões de jovens entre 15 e 17 anos estão fora da escola, seja pela necessidade de trabalho e geração de renda, dificuldade de acesso à escola ou falta de interesse.

Em Candiota, as es­colas estaduais Jerônimo Mércio da Silveira e Fran­cisco Assis Rosa de Oliveira (FARO), foram duas das dez escolas contempladas da 13ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) para a implantação no Novo Ensino Médio e das 300 do estado. Na região, também foram contempladas as escolas de Bagé, Caçapava do Sul e Lavras do Sul.

Na semana passada, um encontro no gabinete do prefeito de Candiota, Adriano dos Santos, reuniu a secretária de Educação de Candiota, Giselma Pereira, o coordenador pedagógico de Candiota, José Ricardo Portella e uma equipe da 13ª CRE, composta pela coorde­nadora pedagógica interina, Jussara Brum Barreto e das assessoras pedagógicas Elisa Silva e Dulce Bittencourt. Também esteve presente a coordenadora pedagógica da escola FARO, Tatiane Dahmer.

Na ocasião, a coorde­nadora interina da 13ª CRE, Jussara Barreto frisou que as duas escolas de Candiota possuem total possibilida­de de ofertar um itinerário técnico. “Não significa que a própria escola faça todo gerenciamento, existem pos­sibilidades de parcerias, in­clusive público-privadas. As escolas estão em fase de diag­nóstico das realidades para que ao final se faça a escolha do novo caminho, se somente aprofundamento do nível de conhecimento ou também o técnico. As pessoas podem fazer sua sugestão até o dia 30 de junho pela internet e as escolas vão disponibilizar um espaço para quem não tiver acesso a internet. Toda a comunidade escolar pode contribuir e escolher o me­lhor para a escola”, afirma Jussara.

O prefeito Adriano dos Santos lembrou que as crianças de 8º e 9º ano do Ensino Fundamental, serão as mesmas a acessar o novo modelo e também as que darão o diagnóstico para que se verifique qual a vocação do município. Questionado sobre a participação do município no processo, Adriano falou em parce­rias. “O município é par­ceiro até para a discussão da estrutura necessária para o futuro das escolas para que o técnico aconteça, pois é um sonho de Candiota há mais de 30 anos e nossas escolas esta­rem capacitadas e qualificadas nesse processo é uma grande alegria”, diz o prefeito.

O processo atual nas duas escolas

A Escola Estadual de Ensino Médio Francisco Assis Rosa de Oliveira (FARO) está iniciando um trabalho com a comunidade escolar e comunidades vizinhas para a escolha dos itinerários formativos – oportunidade em que poderá ou não, elencar o Ensino Técnico Profissional.

De acordo com a coordenadora pedagógica da escola FARO, Tatiane Dahmer, “disto dependerá a participação de todos neste processo para que consigamos idealizar este sonho. Neste momento, todas as pessoas devem acessar o site da Secretaria Estadual de Educação, através do hotsite – Novo Ensino Médio e sugerir qual itinerário formativo mais se adequa a nossa região”, explica.

Dahmer salienta que o processo e a implantação no futuro do técnico, é uma oportunidade que trará esperança e um novo estímulo aos jovens, pois poderão ir direto ao mun­do do trabalho. Ela informou que a escola, neste momento, estão sendo realizados estudos pelos professores dentro das formações pedagógicas e trabalhos explicativos que reflitam a realidade escolar pelos alunos. “Nossos jovens sendo protagonistas de sua própria história. Isto não nos incentiva a querer mais? Claro que sim! Penso que esta é a oportunidade de fazermos com que a escola pública seja o exemplo sempre. Exemplo de perseverança, aprendiza­gens significativas, reais e que o jovem tenha mediante sua formação acesso ao mercado de trabalho”, finaliza Tatiane.

A Escola Jerônimo Mércio da Silveira localizada na Vila Residencial, também é uma das escolas-piloto de Candiota. De acordo com a coordenadora do programa na escola, Dieinefer Ramos Pinto, a escola está se preparando através de estudos juntamente com seu corpo docente sobre o Programa, a BNCC e o Referencial Curricular Gaúcho (RCG). Também está sendo desenvolvido o Plano de Fle­xibilização Curricular (PFC), que são as ações propostas para acontecer durante o ano de 2019 envolvendo as áreas, para que os alunos possam ter essas experiências e assim escolherem suas áreas de interesse.

Segundo Dieinefer, dentre as ações estão Feira de Ciências, Sarau Literário, Feira das Profissões, Oficinas de Robótica, Curtas, Olimpíada de Matemática (gincana), Seminário com apresentação de trabalhos sobre Indígenas, negros e preconceito, entre outros. “Neste momento o Pro­grama está na fase das Escutas, que é o momento de ouvir os interesses dos alunos, pais, professores, comunidade local e, além disso, um estudo e observação dos Arranjos Produtivos Locais (realidade do local onde a escola está inserida). A escola tem interesse em ter uma formação não técnica, ou seja, uma formação que desenvolva as áreas do conhecimento e desperte o protagonismo dos alunos e o interesse para a continuidade nos estudos (graduação e pós graduação). Claro que essa confirmação só será feita a partir da conclusão e levantamento das Escutas realizadas. A nossa Escola já tem esse olhar de formar para continui­dade dos estudos e inclusive muitas dessas ações já são projetos consolidados a bastante tempo. Também temos grandes parcerias com as Universidades da região, princi­palmente com a Unipampa que é nossa parceira em grande parte destes projetos, temos também o apoio da Prefeitura Municipal para a realização destas ações, o que nos deixa tranquilos e confiantes no Sucesso que será o Novo Ensino Médio”, expõe.

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