PLANEJAMENTO URBANO

Candiota realiza segunda audiência pública sobre Plano Diretor

Audiência será realizada dia 20 de outubro no Centro de Eventos

Organização urbana e territorial projeto o futuro da cidade

Organização urbana e territorial projeta o futuro da cidade Foto: J.André TP

O trabalho de elaboração do Plano Diretor de Candiota realizará mais uma etapa com a segunda audiência pública, que tem como objetivo apresentar para a comunidade as propostas para o desenvolvimento futuro da cidade. A audiência pública será realizada no dia 20 de outubro, às 19h, no Centro de Eventos na Sede de Candiota.

A elaboração do Plano Diretor está sendo realizada por um grupo de técnicos da Universidade da Região da Campanha (Urcamp), em parceria com a Prefeitura de Candiota e com a UTE Pampa Sul (Miroel Wolowski).

O gerente socioambiental da UTE Pampa Sul Hugo Roger Stamm, ressalta a importância da participação da comunidade nesta audiência. “Este é o momento para que a comunidade participe e conheça as propostas elaboradas para o Plano Diretor de Candiota”, argumenta Stamm.

O trabalho de elaboração do Plano Diretor de Candiota está sendo realizado em três etapas: a primeira contou com uma série de levantamentos com a Prefeitura e com a comunidade sobre a organização da cidade, que resultou em uma primeira Audiência Pública. Após, e considerando as informações coletadas na segunda etapa, foram realizadas 16 reuniões com um grupo de técnicos da Prefeitura, formado por profissionais das áreas de meio ambiente, engenharia, jurídica e socioeconômica, que debateu os resultados, analisando os aspectos positivos e negativos da cidade e elaborando uma proposta para o modelo urbano e rural de Candiota. Os resultados dos debates e propostas elaboradas serão apresentados nesta segunda Audiência Pública. Na terceira e última etapa, será elaborado o projeto de lei que resultará no Plano Diretor de Candiota.

O prefeito de Candiota, Adriano dos Santos, lembra que o Plano Diretor é uma ferramenta que auxilia na tomada de decisões sobre o desenvolvimento do município e, por isso, a importância de que a comunidade participe e esteja ciente sobre as decisões que estão sendo tomadas. “Esta é uma etapa crucial no trabalho e a participação da comunidade é fundamental para que o Plano possa, de fato, traduzir a realidade de Candiota e, ainda, ser uma ferramenta eficaz para o desenvolvimento da cidade”, destaca Santos.

Após a finalização da 2ª Audiência Pública, o grupo de trabalho volta a reunir-se para a elaboração do projeto de lei que resultará no Plano Diretor, com previsão de conclusão até o final de 2017.

A elaboração dos Planos Diretores de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (PDDUA) das cidades de Candiota e Hulha Negra é um compromisso assumido pela UTE Pampa Sul e ENGIE como uma das condicionantes para obtenção da Licença de Instalação (LI) da UTE Pampa Sul junto ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA).

Comentários do Facebook