IGUALDADE

Candiota sedia 2ª Conferência Intermunicipal de Igualdade Racial

Prefeito Adriano disse que os debates são essenciais para as políticas públicas

Prefeito Adriano disse que os debates são essenciais para as políticas públicas Foto: Victória Ferreira/Especial TP

A Secretaria de Assistência e Inclusão Social realizou nesta quinta-feira (28) a II Conferência Intermunicipal de Igualdade Racial da Região da Campanha, no Centro de Eventos do município.

Após a abertura, aconteceu uma sequência de paineis, tratando da temática, sendo eles:

– Reconhecimento, políticas afirmativas, participação popular, educação básica, ensino superior, cultura, liberdade religiosa e comunicação, ministrado pela painelista professora/dra. Sátira Machado, Unipampa Bagé.

– Justiça: segurança pública, administração penitenciária, justiça, acesso à terra e a cidade e direitos humanos, pelo painelista Dr. Stênio Dias Pintos /Iacoreq e MNU. Coordenador de Mesa: Prof. Roberto Ortiz/NSB.

– Desenvolvimento: A força dos Conselhos, Juventude. Pelo painelista Celso da Silva Procópio/GHC. Coordenada pela Professora Fabiani Franco/Graduanda em Educação do Campo-Unipampa.

Logo após os paineis, foi realizada a votação do regimento interno da conferência, além de ser debatido entre grupos de trabalho, propostas a serem levadas para a conferência nacional. No final da tarde foram eleitos os delegados que representarão a região e defenderão as propostas eleitas.

A secretária de Assistência e Inclusão Social, Tamires Furtado, enfatizou que a conferência é importante para que “o cidadão, junto com o município, venha propor políticas que atendam e possam garantir que as demandas específicas sejam consideradas na formulação e execução dos programas e projetos para beneficiar essa área”, comentou.

Para o prefeito Adriano dos Santos, esses debates são essenciais, principalmente, para “tornar as políticas públicas igualmente acessíveis a todos os grupos étnicos que compõem a sociedade, faremos o que estiver ao nosso alcance”, falou.

O evento é uma realização da Prefeitura de Candiota, com apoio do Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental da Bacia do rio Jaguarão (Cideja), do movimento Negritude Socialista Brasileira (NSB) e Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial.

Questões raciais foram bastante debatidas durante o evento que reuniu um bom público

Questões raciais foram bastante debatidas durante o evento que reuniu um bom público Foto: Victória Ferreira/Especial TP

Comentários do Facebook