TRADICIONALISMO

Candiota sedia Classificatória Regional do Enart e o 6º Rodeio Artístico do CTG Luiz Chirivino

O evento acontece neste domingo (7) e a expectativa é de que mais de três mil pessoas prestigiem

Grupos de danças tradicionalistas da região estarão presentes Foto: Arquivo TP

Pela primeira vez Candiota vai sediar uma classificatória Regional do Encontro de Artes e Tradições Gaúchas (Enart). O evento, que acontece domingo (7), contará com mais de mil participantes de entidades de diversos municípios da região. A atividade está sendo idealizada pelo CTG Luiz Chirivino, que também está resgatando o 6º Rodeio Artístico e está recebendo apoio da Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude.

No domingo, o município vai se dividir em diversos palcos, em que as atividades iniciarão às 8h da manhã de forma paralela. O Ginásio Municipal vai ser palco das danças tradicionais, recebendo 21 grupos. O salão comunitário do Residencial Candiota vai receber danças de salão e chula. No prédio do partido do MDB acontece a declamação e no salão da Comunidade Católica estarão os concorrentes na categoria Solista Vocal.

A coordenadora de Tradicionalismo, Júlia Graziela Azambuja, destaca que este ano o município vem com uma força muito expressiva dentro do desenvolvimento cultural, resgatando grandes eventos. “O rodeio artístico não vinha acontecendo e através da patronagem atual, por meio do Marcelo Dutra, e apoio do Poder Executivo, estamos conseguindo promover esse tipo de atividade, fomentando a nossa cultura”, falou.

O secretário de Cultura, Esporte e Juventude, Sérgio Marques, lembra que esse é um trabalho de resgate cultural que vinha sendo feito aos poucos e na base, que são as entidades tradicionalistas. “Trabalhamos dentro das entidades desenvolvendo o conceito de cultura com os tradicionalistas e hoje estamos colhendo o que vem sendo construído. Têm entidades que estão participando pela primeira vez de uma classificatória do Enart”, relatou.
Sobre o evento, o prefeito Adriano dos Santos enfatizou que é uma honra para Candiota sediar um evento desse porte. “É de ações como essas que precisamos para não deixar morrer nossa tradição. Precisamos apoiar, dar incentivo, resgatar e isso nossa equipe tem feito muito bem”, afirmou o gestor candiotense.

Ainda segundo Júlia Graziela, a estimativa é que três mil pessoas passem pelo evento no domingo. A cerimônia de premiação está marcada para as 20h no Ginásio Municipal, onde também vai acontecer um show de integração entre as entidades. O evento contará ainda com praça de alimentação, organizada pelos grupos de dança, no próprio Ginásio.

Comentários do Facebook