SEMANA FARROUPILHA

Candiota sediará acendimento da chama da 18ª Região Tradicionalista

O convite foi entregue nos 11 municípios como parte da 4ª etapa do projeto “Acendendo a Chama Crioula no Berço da República Rio-grandense” Foto: Divulgação TP

Na última semana, o secretário de Cultura, Esporte e Juventude, Sérgio Marques, junto à coordenadora de tradicionalismo, Júlia Graziela Azambuja, percorreram as 11 cidades que compõem a 18ª Região Tradicionalista (RT), além de Candiota, para entregar o convite do acendimento oficial da chama que ocorre no município no dia 1º de setembro.

A dupla fez em três dias o itinerário das 11 cidades, concluindo a 4ª etapa do projeto “Acendendo a Chama Crioula no Berço da República Rio-grandense”. Segundo Júlia Graziela, as cidades confirmaram presença no evento por meio das suas Secretarias de Cultura e Turismo e entidades tradicionalistas com seus grupos de cavalgadas.

O secretário lembra que o projeto está sendo organizado desde dezembro, “o primeiro passo foi apresentar o projeto para todos municípios da 18ª RT e posteriormente construir junto com todos o evento de fato”, relatou.

A dupla também esteve em Jaguarão onde aconteceu a 87ª Convenção Tradicionalista, em que estava presente o presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Nairoli Callegaro, que recebeu o convite, confirmando presença no evento.

Sérgio Marques adianta também que o acendimento contará com uma grande atração. “Teremos no dia uma encenação da Batalha do Seival e da Proclamação da República Rio-grandense durante o acendimento, sem dúvidas será emocionante”, destacou o secretário.

A Coordenadoria de Tradicionalismo, junto à Associação dos Cavaleiros de Candiota (ACC), irá a Tenente Portela, no dia 16 de agosto, buscar a chama do Estado que será acendida lá e trazer para o município. No dia 18, a chama será levada para o 8º Pago em Dança no CTG Candeeiro do Pago.

De acordo com o prefeito Adriano dos Santos, sem dúvidas será um grande marco para o município de Candiota. “Nossa equipe está trazendo algo inédito para Candiota, é um evento de suma importância para reforçar a importância do nosso tradicionalismo”, enfatizou.

O acendimento da chama em Candiota acontecerá no marco da Batalha de Seival, na BR-293 (km 146), com previsão de início para as 9h – quando os cavaleiros da ACC serão recepcionados para a fusão da centelha farroupilha do RS com a centelha da 18ª RT, logo após terá encenação e apresentação da Banda da 3ª Brigada de Cavalaria Mecanizada.

Comentários do Facebook