SAÚDE

Candiota supera meta da campanha de vacinação contra a poliomielite

O município imunizou 598 crianças contra a poliomielite Foto: Divulgação TP

O município de Candiota, através da Secretaria de Saúde, realizou mais uma campanha de vacinação. Desta vez, da zona urbana à zona rural, a ação ofereceu vacinas para crian­ças e adolescentes até 15 anos, e abriu uma exceção para adultos com vacinas atrasadas. A meta de vacinação contra a poliomielite, para crianças de até 5 anos, era de 100%, mas mais uma vez a Capital Nacional do Carvão foi além e atingiu 109,93% com 598 doses aplicadas.

Neste ano, o município ainda aderiu a uma capacitação para qualificar oito vacinadores que integram o grupo da Secretaria de Saúde. Segundo a enfermeira Ariadne da Costa, esse preparo será muito importante quando a vacina da Covid-19 chegar. “Es­tamos trazendo um profissional de fora para ministrar aos finais de semana, e o melhor, vamos ter diversos funcionários aptos para quando a vacina da Covid-19 chegar, isso é um ponto alto para o município de Candiota”, enfatiza.

Para o titular da Secre­taria de Saúde, Juliano Lazzare Corrêa, essa formação é de suma importância tanto para os profis­sionais quanto para a comunidade candiotense. Na conversa, o se­cretário informou que estavam à espera dessa qualificação há muito tempo. “Antigamente os vacina­dores recebiam capacitação pela Coordenadoria de Saúde, então nós pedimos para organizarem uma capacitação, pois tínhamos vários funcionários que não tem esse curso que é muito impor­tante e organizamos. Esperamos muito tempo para que o Estado nos disponibilizasse isso e não aconteceu, então o município ade­riu através de licitação”, afirmou.

Sobre as imunizações, o prefeito Adriano dos Santos ressaltou que o município mais uma vez, atingiu a meta em uma ação abrangente e parabenizou o secretário responsável. “A pre­venção é primordial, e capacitar profissionais para aplicação de vacinas faz com que o município dê mais um passo a prevenção tambémà Covid-19, pois quando tivermos a vacina contra o vírus, nossos profissionais estarão pron­tos para irem a campo”, finalizou. Na oportunidade, o gestor afirmou que já tem recursos para contem­plar a população com mais de 10 mil vacinas contra o coronavírus, assim que for liberada.

Adultos com vacinas atrasadas também foram atendidos Foto: Divulgação TP

NA REGIÃO – Entre os outros municípios de cobertura im­pressa do jornal, a vacinação continua. Pinheiro Machado, até a última atualização, alcançou cobertura vacinal de 52,43% com 291 doses aplicadas; Pedras Altas chegou a 66,36% com 73 doses aplicadas e Hulha Negra está com 33,83% de cobertura vacinal e 131 doses aplicadas. A campanha de vacina­ção contra a polio se estende até a próxima sexta-feira (30) em todos os municípios.

Comentários do Facebook