CULTURA

Candiotense lança livro sobre causos de gauchadas

A produção reúne narrativas ligadas à vida campestre e é a quarta obra literária produzida por Cássio Lopes

O poeta e escritor candiotense, Severino Rudes Moreira, e sua esposa Alice com Cássio (C) durante a sessão de autógrafos

O poeta e escritor candiotense, Severino Rudes Moreira, e sua esposa Alice com Cássio (C) durante a sessão de autógrafos Foto: João Henrique Dill Duarte/Especial TP

O escritor e pesquisador candiotense, Cássio Gomes Lopes, aproveitou a Semana Farroupilha e lançou seu novo livro. Intitulada “Batendo Tição – Causos de Gauchadas”, a obra foi ao público presente na tarde de sábado, 17, no CTG Luiz Chirivino, na sede de Candiota. A produção é uma coletânea de causos garimpados em 2009 quando o autor residia na Capital Nacional do Carvão. “Foram entrevistadas dezenas de pessoas, na sua maioria candiotenses, entre elas algumas já falecidas, como Cidio de Andrade Jacob e Nazazieno Ferreira. São narrativas de bailes, caçadas, pescarias, tropeadas, carreteadas, carreiras, campereadas, peleias, plantações, passeios e demais coisas da vida campestre”, comenta Cássio.

A obra, de 131 páginas, conta com ilustração do tradicionalista, artista e professor Hipólito Osório Moraes e apresentação da professora e escritora Giselda Maria Lopes Lucas. O livro está à venda por R$ 25 pelos telefones (53) 9998.3141, 8416.4594 e 3242.3471 ou pelos e-mails [email protected] ou [email protected].

SOBRE O AUTOR – Cássio é funcionário público, escritor, pesquisador, fotógrafo e ambientalista. Possui dezenas de artigos e matérias históricas publicados em blogs e jornais da região da Campanha. É um dos fundadores do Núcleo de Pesquisas Históricas de Candiota. Mapeou no site Panorâmico mais de 500 locais de importância histórica, ambiental e cultural de alguns municípios da Campanha gaúcha. Atualmente, ele preside o Núcleo de Pesquisas Históricas Tarcísio Taborda, de Bagé, cidade onde reside. Já publicou os livros “Cerros de Baye – Santa Tecla, Origens de Bagé” (2012), em co-autoria com Edgard Lopes Lucas; “Mistérios da Noite – Causos de Assombrações” (2014) e “A Rainha da Fronteira – Fragmentos da história de Bagé” (2015), esse também em co-autoria com Edgard Lopes Lucas. Seus blogs são http://cassioglopes.blogspot.com.br e http://nphcandiota.blogspot.com.br.

Comentários do Facebook