CORONAVÍRUS

Causa da morte de pedrasaltense tem suspeita de Covid-19

Na tarde desta sexta-feira (10), um homem de 50 anos, morador de Pedras Altas, veio a óbito no hospital em Pelotas. Pelos sintomas apresentados, ele foi submetido a dois testes rápidos para detectar a Covid-19 (doença causada pelo novo coronavírus) e os resultados foram negativos. Amostra para o exame laboratorial (mais recomendado para detectar o vírus) já foi encaminhada para o Laboratório Central do Estado (Lacen/RS) e o caso é considerado suspeito.

Horas depois da morte, o jornal recebeu informações sobre tratar-se de mais um caso de coronavírus na região. A Secretaria de Saúde da Cidade do Castelo foi procurada e ficou de esclarecer os fatos.

Uma nota foi divulgada no início da manhã deste sábado (11). “O paciente apresentou quadro de insuficiência respiratória aguda e, conforme protocolos do Ministério da Saúde, o mesmo foi submetido a dois testes rápidos para Covid-19, tendo resultados negativos. Porém, nesta circunstância, seguindo protocolos, é procedida a coleta de material para realização de teste de biologia molecular (RT-PCR) para pesquisa de SARS-CoV-2 e outros vírus respiratórios. Nesta situação, o caso é considerado suspeito para Covid-19, sendo adotadas todas as medidas e recomendações da ANVISA e Ministério da Saúde até confirmação ou descarte do caso”, consta em um dos trechos.

A expectativa é que o resultado do exame seja divulgado em até 48h, conforme demanda do Lacen.

A orientação para a população em geral é que continuem mantendo o distanciamento social, fazendo uso de máscara sempre que precisar sair de casa e intensifiquem a higienização das mãos com água e sabão ou álcool em gel 70%.

Até agora, Pedras Altas é uma das poucas cidades gaúchas e brasileiras que não possui casos confirmados da doença causada pelo novo coronavírus.

Comentários do Facebook