Causas do Fracasso III

Recentemente, em dois artigos, abordei vinte causas do fracasso: carga hereditária desfavorável, falta de um propósito bem definido na vida, falta de ambição de aspirar acima da mediocridade, instrução insuficiente, falta de autodisciplina, má saúde, influências desfavoráveis do meio, durante a infância, procrastinação, falta de persistência, personalidade negativa, falta de controle do impulso sexual, desejo descontrolado por “ganhar algo de graça”, falta de poder de decisão definido, escolha errada do cônjuge, excesso de cautela, escolha errada dos sócios comerciais, superstição e preconceito, escolha errada de vocação, falta de concentrarão de esforço, o hábito dos gastos indiscriminados. Hoje, fechamos as trinta citadas no livro de Napoleon Hill, Quem Pensa Enriquece.


21. Falta de entusiasmo: 
sem entusiasmo não se pode ser convincente. Além disso, o entusiasmo é contagiante.
22. Intolerância:  quem tiver mentalidade estreita raramente progride. As formas mais danosas de intolerância são as que se relacionam com diferenças de opinião religiosa, racial e política.
23. Intemperança: as formas mais prejudiciais de intemperança relacionam-se com atividades gastronômicas, alcoólicas e sexuais. Abusar de qualquer delas é fatal ao sucesso.
24. Inabilidade de cooperar com outros: é uma falha que nenhum homem de negócios ou líder bem informado irá tolerar.
25. Posse de poder não adquirido por esforço próprio: o poder, nas mãos de quem não o adquiriu gradualmente, é, não raro, fatal ao sucesso (Filhos e filhas de gente rica e os que herdam dinheiro, ganho por outrem.) Riqueza rápida demais é mais perigosa que a pobreza.
26. Desonestidade intencional: não há substituto para a honestidade. Pode-se ser temporariamente desonesto, por força das circunstâncias, sobre as quais não se têm controle, sem dano permanente. Mas não há esperança para a pessoa desonesta por livre escolha.
27. Egoísmo e vaidade: essas qualidades são verdadeiras luzes vermelhas, que avisam aos outros que se afastem. São fatais ao sucesso.
28. Adivinhar em vez de pensar: a maioria das pessoas é indiferente ou preguiçosa demais para reunir fatos com os quais raciocine com exatidão. Preferem agir baseadas em “opiniões”, criadas por adivinhação ou julgamentos instantâneos.
29. Falta de capital: essa é uma causa comum de fracasso, entre os que começam em negócios, pela primeira vez, sem reserva suficiente de capital para absorver o choque de seus erros e aguentá-los até que estabeleçam sua reputação.
30. Um ou mais dos seis temores básicos: pobreza, crítica, saúde precária, amor perdido, velhice, morte.

Comentários do Facebook