ANIVERSÁRIO

Cavalgada vai demarcar os limites do município de Candiota

A nova patronagem já assume propondo este desafio e também projeta a Semana Farroupilha 2019

Você ainda possui 2 notícias no acesso gratuito. Efetue login ou assine para acesso completo.

Nesta segunda-feira (21), Balaio firmou a parceria com a Prefeitura para a realização da 1ª Cavalgada da Demarcação Foto: Raíssa Vargas/Especial TP

Representatividade. É assim que o novo pa­trão da Associação dos Cavaleiros de Candiota (ACC) resume o trabalho proposto pela chapa. Nesta segunda-feira (21), João Domingos, o Balaio, esteve na redação do Tribuna do Pampa para contar sobre o início desta nova fase e os planos que já estão saindo do papel para continuar man­tendo viva a cultura gaúcha em 2019.

Entre os desta­ques, Balaio pontuou que a intenção é fazer um verda­deiro resgate da associação fundada ainda em 1997. “Buscamos fazer com que a representatividade fosse uma das marcas da nossa chapa e assim conseguimos unir integrantes de algumas entidades do município para trabalharmos juntos”, dis­se.

Para ele, que é um dos fundadores da ACC, a nova função vem de en­contro ao objetivo de fazer acontecer. Entre as princi­pais ideias, além de algumas reformulações no estatuto da associação, a Cavalgada da Demarcação do Município e adequações visando encurtar distâncias para a busca da centelha da Chama Crioula já estão sendo tratadas.

DEMARCAÇÃO Entre as primeiras atividades à frente da patronagem, na última semana, foi apresentado o projeto para a realização da primeira edição da Ca­valgada da Demarcação do Município para o secretário de Cultura, Sérgio Marques, e para a coordenadora do Tradicionalismo, Julia Graziela Azambuja. “Demarcar o município à pata de cavalo era um sonho muito antigo dos membros da associação e agora estamos prestes a realizar, a acolhida foi muito positiva”, comemorou.

Em alguns dias, a ex­pectativa é que seja iniciado um roteiro para avaliar o tempo que o grupo vai levar e a localização exata para as demarcações. Segundo Balaio, a ideia é colocar em torno de 15 marcos nos limites do município de Candiota.

De acordo com o se­cretário de Cultura, Sérgio Marques, o projeto desen­volvido e apresentado pela associação foi muito bem recebido. “Nesse sentido, assim que tomamos conhe­cimento dessa iniciativa, a Secretaria de Cultura e o Poder Público entenderam que era possível fazer a integração na semana de aniversário do município, de forma a agregar nessa comemoração”, destacou.

Conforme explicou, a intenção é promover uma recepção aos cavaleiros no Canto Moleque. “Durante o percurso, de forma a integrar ainda mais as atividades, os cavaleiros farão a divulga­ção do evento – entregando os convites para o Canto Moleque diretamente nas propriedades rurais que irão passar”, detalhou.

CHAMA CRIOULA Nes­te ano, o acendimento da Chama Crioula para todos os gaúchos acontece no mu­nicípio de Tenente Portela, localizado a cerca de 600km de Candiota. A cerimônia que marca a 72ª Geração e Distribuição da Chama Crioula do Rio Grande do Sul está prevista para os dias 16 e 17 de agosto.

Conforme explicou Balaio, a intenção é encur­tar essas distâncias e pro­porcionar o envolvimento de um maior público para a busca. “Estamos trabalhando junto ao Governo de Candiota para que pro­vavelmente o grupo vá até Caçapava do Sul buscar a chama. Isso vai facilitar a participação das pessoas que não podem se ausentar dos seus compromissos por tantos dias e fazer com que não deixem de lado essa tradição”.

Ainda segundo o novo patrão, o projeto para que os candiotenses façam o translado da Chama deve ocorrer em meados de agos­to e setembro. “Pelo que es­tamos programando, sairía­mos de Candiota no final de agosto e o retorno seria logo nos primeiros dias de setem­bro. Com essa adequação da rota para uma cidade mais próxima, nós também traba­lhamos com a possibilidade de trazer um grande evento tradicionalista para o nosso município”, informou. Ao pedido de mais detalhes sobre a novidade, Balaio disse que aguarda algumas respostas para então fazer a divulgação.

PATRONAGEM
PATRÃO: João Domingos Rodrigues (Balaio)
CAPATAZ: Flávio Becker
1º SOTA CAPATAZ: João Henrique Duarte
2º SOTA CAPATAZ: Tais da Rocha
1º AGREGADO DA GUAIACA: Jadir Simões
2º AGREGADO DA GUAIACA: Antônio da Rocha

CONSELHO DE VAQUEANOS
MEMBROS EFETIVOS
Fabrício Cougo
Saimon Figueiredo
Julio Rodrigues

MEMBROS SUPLENTES
Daniel Gonçalves
Mirabeu dos Santos
Lasareno Cardoso

CARGOS DE CONFIANÇA
PATRÃO DA CAVALGADA: João Domingos
CAPATAZ DA CAVALGADA: Flávio Becker
CAPATAZ DO APOIO: Cleodir Dias

Comentários do Facebook