ENERGIA ELÉTRICA

CEEE avalia processos para melhorar atendimento aos clientes

Evento ocorreu nos dias 28 e 29 de setembro em Bagé

Júlio Hofer coordenou os trabalhos visando melhorias dos serviços aos clientes

Júlio Hofer coordenou os trabalhos visando melhorias dos serviços aos clientes Foto: Divulgação TP

A 15ª Reunião de Performance da Companhia Estadual de Distribuição de Energia Elétrica (CEEE) foi realizada nos dias 28 e 29 em Bagé. Nesse modelo de medir os resultados dos serviços da empresa, que vem sendo realizado desde o início de 2015, a diretoria de distribuição reúne regularmente gestores e empregados lotados em todas as regionais e divisões com o objetivo de avaliar de forma conjunta processos internos de trabalho, desempenho de indicadores de qualidade e acompanhamento das ações programadas pela empresa.

Segundo o diretor de distribuição do grupo CEEE, Júlio Hofer, que coordenou o encontro, os resultados da empresa mostram evolução, o que significa oferta de serviços com mais qualidade aos clientes em todos os 72 municípios da área de concessão. Hofer avalia que estes eventos têm sido fundamentais para promover a integração entre pessoas e áreas e, dessa forma, melhorar o desempenho geral da Companhia. “Essa forma de atuação tem possibilitado o ajuste e também a correção de  procedimentos de trabalho, visando oferecer serviços de melhor qualidade aos nossos clientes”, diz.

A cada encontro, é avaliado o que melhorou, o que precisa ser aprimorado e as prioridades das áreas objetivando sempre a melhoria dos indicadores de qualidade e a redução de interrupções no fornecimento de energia elétrica aos clientes. O dirigente da Companhia destaca que os indicadores evoluíram de forma expressiva, conforme avaliação diária da empresa e reconhecimento do órgão regulador, no caso da energia elétrica, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Ele lembra ainda que há um ano e meio, a CEEE estava entre as concessionárias com os piores indicadores de qualidade dos serviços. A partir daí e, para que pudesse manter a continuidade da concessão e perseguir a missão estabelecida pela gestão de que a Companhia se consolidasse como uma empresa pública e eficiente, foi elaborado um plano de resultados para reverter a situação. Hoje a CEEE tem reconhecimento da própria Aneel dos bons resultados. “Evoluímos nove posições no ranking e fomos a concessionária que mais evoluiu no Desempenho Global de Continuidade (DGC) ao longo de 2015. O plano de resultados foi elaborado com foco em quatro pilares: pessoas, processos, indicadores e tecnologia, objetivando oferecer serviços de qualidade aos clientes, incluindo aí a melhoria de tensão e redução nas interrupções, com maior agilidade no retorno quando há falta, especialmente em situações de contingência. Avançamos em todas essas etapas e estamos priorizando manutenções preventivas, e  muitas delas realizadas com equipes de linha viva, ou seja, sem desligamento do fornecimento, e em projetos tecnologia”, observa.

TECNOLOGIA – Uma dessas ações da área de tecnologia envolve a aquisição e instalação de equipamentos que permitem a automação das redes e a redução do tempo de uma interrupção em uma eventual contingência. Na prática, com os religadores automáticos, aparelhos instalados em circuitos chaves do sistema, um desligamento que deixaria um grupo de clientes sem energia por um período longo, considerando a necessidade de deslocamento de uma equipe ao local para resolver o problema, esse tempo pode ser reduzido para alguns segundos, já que o restabelecimento é feito diretamente e de forma automática pelos centros de operação que gerenciam o sistema.

O gerente Regional da CEEE de Bagé, Ruimar de Freitas Marques, considera um avanço esse tipo de gestão compartilhada, onde todos avaliam, em conjunto, as estratégias da empresa para melhorar os serviços. Ele comemora a melhoria da qualidade dos indicadores da regional e informa que muito dos resultados devem-se aos investimentos feitos ao longo de 2015 até o trimestre de 2016, que totalizam R$ 24,8 milhões. Entre os projetos, cita que, até o final do ano, 48 religadores já estarão instalados nos circuitos elétricos dos municípios da área de concessão da regional, composto por 78 mil clientes de Bagé, Candiota, Dom Pedrito, Lavras do Sul, Pinheiro Machado e parte de Aceguá.

A região da Campanha receberá também, até o final do próximo ano, um importante reforço na ampliação da capacidade da Subestação Bagé 2, um investimento de R$ 16 milhões, de responsabilidade da área de transmissão do grupo CEEE. Essa subestação receberá um terceiro transformador de 230/69 kV, o que irá ampliar em 50 MVA (megavolts ampères) a capacidade de potência instalada dessa unidade, beneficiando a qualidade da energia a todos os municípios da região.

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