CARNAVAL FORA DE ÉPOCA

Cerca de 5 mil pessoas caíram na folia em Candiota durante dois dias

A avaliação tanto na Prefeitura como da Brigada Militar é muito positiva em relação ao evento

Público lotou o largo da praça Dario Lassance

Público lotou o largo da praça Dario Lassance Foto: J. André TP

O tradicional Carnaval Fora de Época de Candiota mais uma vez lotou a praça central Dario Lassance. Segundo as estimativas oficiais, nos dois dias de festa, cerca de 5 mil pessoas estiveram no local, sendo o maior público verificado no sábado para domingo (segunda noite).

Os foliões foram animados pelas bandas Carol Banda Show (sexta) e Longa Metragem (sábado), além das concentrações dos blocos carnavalescos, que ficaram no entorno da praça, bem como, os desfiles pela avenida 24 de Março. Nas duas noites, o desfile na avenida foi encerrado pelo bloco ‘Nóis Trupica, mas não cai’, que alegrou os presentes com sua bateria e irreverência. Na tarde de domingo (18), aconteceu o carnaval infantil.

FESTA REGIONAL – A festa reuniu além dos candiotenses, também pessoas da região, como Hulha Negra, Pinheiro Machado, Bagé e até Pelotas. A estudante Tauana Vargas, 21 anos, de Pinheiro Machado, prestigiou o Carnaval de Candiota pelo segundo ano seguido, sendo que em 2018 participou do bloco ‘Forever Alone’. “Para mim, esse é o melhor carnaval fora de época da região. Tenho muitos amigos aqui, então me sinto em casa, pretendo vir sempre”, afirmou.

SEGURANÇA – O comandante da Brigada Militar de Candiota, tenente Alex Alves Lima se surpreendeu positivamente em relação ao baixíssimo nível de ocorrências durante as duas noites. Segundo ele, apenas um fato isolado aconteceu na madrugada de sexta para sábado (primeira noite), quando uma jovem com surto alcoólico agrediu o namorado. A informação de que um rapaz teria sido atingido na perna por uma arma de fogo na segunda noite, não foi confirmada pela BM.

Nas noites foi utilizado um efetivo de 12 pessoas, que segundo o comandante é um número reduzido para o tamanho do público presente no evento. Segundo ele, devido ao contingente estar mais direcionado para a Operação Golfinho, foi o possível a ser disponibilizado. “Mas felizmente, pelo que percebi, as pessoas queriam eram se divertir e as duas noites foram bem tranquilas, se comparadas com o que vimos em outras cidades durante o carnaval tradicional”, destacou o tenente.

Além do policiamento, a Prefeitura contratou uma empresa de segurança.

O comerciante Rui Lopes ficou satisfeito com as vendas

O comerciante Rui Lopes ficou satisfeito com as vendas

COMÉRCIO – Uma grande praça de alimentação foi montada. Quase 20 comércios de Candiota e de outras cidades estiveram presentes, comercializando bebidas e lanches.

Na avaliação da maioria dos comerciantes o evento foi muito positiva em termos de vendas. Durante o evento houve venda até de acarajé baiano (ver matéria na próxima edição).

Para o proprietário do Gordo’s Lanches, o candiotense Rui Lopes, que há 12 anos atua no ramo, as vendas surpreenderam. “Muito satisfatório. Bom se a cada dois meses tivéssemos um evento assim”, disse.

A Prefeitura realizou fiscalizações sanitária e tributária em todos os estabelecimentos.

Adriano e Fabiano avaliam positivamente o evento

Adriano e Fabiano avaliam positivamente o evento

AVALIAÇÃO – O TP conversou na tarde deste domingo (18), com o prefeito Adriano dos Santos e com o coordenador da Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude, Fabiano Aquere. Ambos avaliaram a festa de forma positiva.

Com um custo de R$ 24 mil, sendo que um terço desse valor, cerca de R$ 8 mil, foi pago com os aluguéis da praça de alimentação, o evento teve um baixo custo de investimento para a Prefeitura, contudo com grande repercussão.

O prefeito Adriano assinala que o carnaval, assim como as demais ações do seu governo, foi construído de forma coletiva com os blocos carnavalescos, que inclusive escolheram uma das bandas a ser contratada. “Estamos com um processo de economia na Prefeitura, quando mantemos o equilíbrio financeiro, com salários e fornecedores em dia, e isso nos permitiu fazer o evento”, pontua.

Agradecendo a equipe da Cultura, as demais secretarias, a Fundação Maria Anunciação Gomes de Godoy e a Brigada Militar, o coordenador Fabiano avalia que o evento superou as expectativas. Ele destaca que para 2019, a ideia é sanar as eventuais falhas e incentivar os blocos. “Fizemos uma festa com baixo custo e que surpreendeu, principalmente em público”, afirmou.

 

Confira na galeria baixo, algumas fotos do carnaval:

Créditos: Comunicação Prefeitura de Candiota/Especial TP

 

Comentários do Facebook