CORONAVÍRUS

Cinco pacientes que testaram positivo para Covid-19 já receberam alta médica em Bagé

OFERECIMENTO:

Na manhã desta quarta-feira (1º), o titular da 7ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), Ricardo Necchi, confirmou ao Tribuna do Pampa que cinco pacientes que testaram positivo para Covid-19 em Bagé já estão recuperados. “Eles cumpriram os 14 dias de isolamento, não apresentaram complicações durante esse período e venceram a infecção”, disse.

Questionado sobre a situação de imunidade desses pacientes, ele disse que a questão requer cautela por ainda não haver uma vacina para conter o vírus de forma efetiva. Apesar da recuperação, é recomendada a continuação das medidas de distanciamento e demais cuidados. “Estamos diante de um vírus totalmente novo, que não existe defesa e o nosso sistema imunológico é o lugar ideal para ele. O que acontece com essas pessoas que já estiveram diante da infecção é que para elas uma segunda ocorrência não será novidade, elas já estarão mais preparadas. Quero dizer que elas terem se recuperado desta primeira vez não descarta a possibilidade de daqui alguns meses contraírem a doença novamente, assim como em certos períodos ficamos gripados”, explicou o coordenador, que também é médico.

Segundo Necchi, a notícia já era esperada pelos órgãos de saúde, visto que os pacientes não apresentaram complicações. Conforme explicou, embora esse também seja o cenário para muitas pessoas que ainda testarão positivo, ele reforça que a informação não significa que deve haver um relaxamento em relação ao isolamento social – medida extremamente importante neste momento em que o Brasil nem chegou no pico da contaminação pelo novo coronavírus. “Estamos bastante preocupados e tentando ganhar o máximo de tempo possível para preparar as Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). Serão muitas pessoas infectadas nas próximas semanas mesmo diante de tantas medidas de isolamento social. O que estamos tentando fazer é preparar da melhor forma possível as estruturas hospitalares porque inevitavelmente teremos pacientes com complicações, o que ainda não tivemos em Bagé”, destacou.

De acordo com o coordenador, os hospitais da Rainha da Fronteira ainda não têm pacientes internados por coronavírus. “Todos permanecem em casa e com melhoras significativas ao longo dos dias, o que nos deixa mais focados para trabalhar em ações para nas próximas semanas conseguir atender a demanda porque as pessoas que vão contrair a Covid-19 e apresentarão complicações com certeza vão precisar de nós”, disse.

Comentários do Facebook